quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Torneio de robótica: Equipe do Senai-MG vence competição nacional e vai ao mundial do México

A equipe do Centro Euvaldo Lodi, do Senai de Minas Gerais, em Contagem, garantiu o primeiro lugar na categoria RoboCup - Festo Robotino Logistics Competition da IX Competição Brasileira de Robótica 2011. A disputa ocorreu na Universidade Federal de São João Del-Rei, durante ao Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI), principal evento científico em automação inteligente na América Latina. O segundo lugar ficou com a Universidade Federal de Itajubá e o terceiro, com a equipe da Unesp, de São Paulo.

Sete instituições participaram dessa categoria, sendo três com equipes de alunos de cursos superiores e quatro equipes com alunos de nível técnico. A competição de Robotino utiliza robôs móveis para realizar tarefas de lógica. Esta foi a segunda vez que esta categoria é disputada no Brasil.

O instrutor do Senai, Leandro Prado da Silva, o aluno do curso técnico de informática Marcos Vinicius de Morais Silva e o ex-aluno do curso de automação industrial Henrique Gomes Moreira agora se preparam para a 7ª Olimpíada do Conhecimento, que o Senai vai promover em novembro de 2012, em São Paulo. Os ganhadores da Competição Brasileira de Robótica 2011 carimbaram o passaporte para a competição mundial RoboCup 2012, em junho, na Cidade do México. São pelo menos oito horas diárias de treino, segundo o instrutor Silva.  “No México vamos utilizar tecnologias mais recentes e enfrentar competidores de peso como os da Coréia, Alemanha e Japão”, diz.

A equipe já mostra bom preparo há algum tempo. Henrique e Marcos também foram campeões da etapa estadual da 7ª Olimpíada do Conhecimento, na modalidade Robótica Móvel. Leandro é vice-campeão na Olimpíada do Conhecimento de 2006, em Pernambuco. Atualmente é Instrutor e treinador das modalidades de Mecatrônica, Robótica Industrial, Robótica Móvel e Instrumentação e Controle. Para Silva, contribuíram para os últimos resultados, além dos intensos treinamentos, a participação na Olimpíada e o apoio do Senai.

A competição em São João Del-Rei contou com categorias para alunos desde o ensino fundamental até a pós-graduação. Na Competição IEEE Brasileira de Robôs, as categorias foram IEEE Standard Educational Kits (SEK), IEEE Livre (Open) e IEEE Very Small. Na RoboCup - Competição RoboCup Brasileira de Robôs, as categorias foram: Festo - Robotino Logistics Competition, Robocup Small- Size (F180), Robocup Mixed Reality, Robocup Simulation 2D, Robocup Simulation 3D, Robocup Rescue Simulation Virtual Robots, Robocup Rescue Simulation Agents, Robocup Humanoid e Robocup Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário