segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Tecnologia em cerâmica: Novo núcleo especializado vai formar profissionais no polo de Rio Claro

A região de Rio Claro, a cerca de 190 quilômetros da capital de São Paulo, abriga 38 indústrias cerâmicas e grande número de empresas fornecedoras de equipamentos e serviços para o setor, além de fabricantes de insumos, principalmente esmaltes e vidrados. Na última sexta (9/9), esse complexo ganhou o Núcleo de Tecnologia Cerâmica da Escola Senai Manoel José Ferreira. “Este núcleo é muito importante, pois vai capacitar mão de obra para o setor. Rio Claro responde atualmente por mais de 50% da produção nacional de revestimento cerâmico do Brasil”, destacou o presidente do Sistema Fiesp e do Conselho Regional do Senai, Paulo Skaf.

As três primeiras plataformas eram usadas por Carmem Miranda, que inspirou marca de sapatos Charlotte Olympia a lançar a linha Blame it on Rio – Fotos Charlotte Olympia
Paulo Skaf (ao centro) descerra a fita inaugural do Núcleo de Tecnologia Cerâmica, ao lado do prefeito Altimari (à esquerda) e de autoridades locais – Foto Julia Moraes

O prefeito de Rio Claro, Palmínio Altimari Filho, destacou que o município é um dos maiores polos de cerâmica do mundo. "Nossa produção, reconhecida nacionalmente em função da abundante argila de boa qualidade, terá seu valor agregado elevado". A parti da nova unidade, que também vai prestar serviços técnicos e tecnológicos, será possível trabalhar a matéria-prima, o controle de qualidade e o desenvolvimento de produtos. "As indústrias terão ainda mais tecnologia para se posicionarem melhor no mercado", destacou Skaf.

Atualmente a escola ministra cursos de formação inicial e de qualificação profissional, mas a principal novidade é que a partir do próximo ano a unidade vai oferecer curso técnico em cerâmica.  O investimento de R$ 10,4 milhões do polo, resultou em um prédio com salas de aula e laboratório de informática e de ensaios com consultoria técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário