terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tecnologia automotiva: Senai capta novas tendências das principais concessionárias

Representantes das concessionárias Heliar, Yamaha, Peugeot, Renault, Bosch e MWM participaram de encontro com especialistas dos 27 Regionais do Senai trocaram conhecimento e expertise durante encontro nacional do setor automotivo O objetivo principal do evento promovido pelo Senai Nacional, em Taguatinga, no Distrito Federal, foi aprimorar instrutores e gestores da área automotiva, por meio do know-how repassado pelas empresas parceiras.

O Encontro Nacional ocorreu exatamente uma semana após o governo anunciar as medidas de protecionismo para a indústria automobilística instalada no Brasil. As mudanças aumentarão a demanda por profissionais qualificados pelo setor. Além de sobretaxar os veículos importados, como tentativa de forçar montadoras a usar no mínimo 65% de conteúdo nacional,  o Ministério da Fazenda divulgou uma lista de itens que precisam ter processo industrial executado no Brasil: soldagem; revisão final; montagem de sistemas de direção, suspensão, elétricos, freio, eixos, motor, caixa de câmbio e de transmissão; instalação de itens acústicos e térmicos, de forração e de acabamento e outros.

As montadoras devem ainda investir em pesquisa e desenvolvimento no país. Na capital federal, o Senai de Taguatinga ministra cursos profissionalizantes para o setor automotivo. São diversas opções: técnico em Manutenção Automotiva; de aprendizagem de Mecânico de Automóveis e Eletricista de Automóveis; de aprimoramento em Motores,  Sistema de Injeção Eletrônica, Sistema de Segurança Ativa/Passiva, e outros.
Para mais informações acesse www.sistemafibra.org.br/senai ou ligue 61 
3353-8772/8714.

Cursos no Senai de Taguatinga
A unidade está lançando 20 opções de cursos, nas áreas de alimentação; design; refrigeração; automobilística; eletroeletrônica; tecnologia da informação; vestuário e segurança do trabalho. Segundo o gerente de formação profissional do Senai-DF, Cláudio Tavares, existe a demanda da indústria por profissionais e o caminho mais curto para conseguir uma vaga no parque fabril brasiliense é passar pelo Senai. “O nosso diferencial é que priorizamos a prática. Nossos alunos aprendem no ambiente de ensino o que vão, de fato, fazer no mercado de trabalho. É a vivência na prática, além da teoria ensinada”, diz.

Ainda de acordo com Tavares, as possibilidades de cursos oferecidas pelo Senai permitem que o interessado trace um itinerário de sua carreira profissional. “Estamos abrindo cursos que podem ser feitos por aqueles que querem iniciar numa determinada carreira ou mesmo por profissionais da área que desejam reciclar ou adquirir novos conhecimentos”, explica. O gerente antecipa que a maioria das capacitações com inscrições abertas fazem parte da grade dos cursos técnicos oferecidos pelo Senai de Taguatinga. “Assim, quem fizer um curso de qualificação ou de aperfeiçoamento e quiser, futuramente, fazer o curso técnico da área, pode requerer os créditos da matéria, que não se perdem”.
Mais informações: sobre os cursos www.sistemafibra.org.br/senai, no link Unidades/Senai Taguatinga, ou ligue 61 3353-8714/8772/8775.

Nenhum comentário:

Postar um comentário