quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rota Estratégica: Setor agroalimentar cria projetos para tornar realidade visão de futuro

Empresários e profissionais de empresas e de cooperativas, pesquisadores, representantes de universidades e consultores participaram na terça (20/9) da reunião Rota Estratégica Agroalimentar, promovido pelo Sistema Fiep. Eles trabalham em grupos e apresentaram projetos para fortalecer a marca dos produtos e a internacionalização das indústrias paranaenses, para a valorização dos resíduos e o desenvolvimento dos segmentos de orgânicos e de produtos especiais e funcionais. Os projetos irão concretizar a visão de futuro traçada pelo próprio setor.

Aberto pelo vice-presidente do Sistema Fiep, Rommel Barion, o encontro fez parte do processo de Articulação da Rota Estratégica Agroalimentar, que é conduzido pelos Observatórios Sesi/Senai/IEL. Iniciado em 2009, o processo aproxima indústrias e parceiros para que se mobilizem proativamente frente ao futuro e tornem realidade as visões almejadas para o setor.
Foram criados projetos sobre orgânicos, alimentos especiais e funcionais, internacionalização das indústrias agroalimentares e o centro de valorização de resíduos agroalimentares.

O trabalho Rota Estratégica Agroalimentar é uma continuidade de dois outros projetos: o de identificação dos setores portadores de futuro e o de elaboração das rotas estratégicas para o desenvolvimento industrial paranaense. Ambos realizados sob a coordenação dos Observatórios Sesi/Senai IEL, com a participação de empresários, de representantes da academia e outros segmentos.

“O setor agroalimentar apareceu como estratégico em todos os estudos, assim como energia, biotecnologia agrícola e florestal e biotecnologia animal”, explica Ariane Hinça Schneider, coordenadora do projeto. A partir disso, segundo ela, surgiu o projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, que mapeia cada um dos setores.

No caso do setor agroalimentar já foram feitos diversos encontros presenciais, foram criados blog e informativo mensal com notícias relacionadas ao setor. Houve também rodada tecnológica de negócios, que reuniu empresas e pesquisadores para buscar inovações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário