quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Queijos campeões: Laticínios assessorados pelo Senai conquistam prêmios em concurso no Nordeste

Os Laticínios Nutriflora/Companhia da Coalhada e Produtos Venturosa conquistaram, respectivamente, o primeiro lugar na categoria queijo coalho tipo “B” e coalho tipo “A”, no concurso realizado no 9º Show de Lácteos, no recente 10º Agrinordeste. As empresas são assessoradas pelo Senai de Pernambuco e o Sebrae-PE, por meio do Projeto Multiestadual de Transferência de Tecnologia para Laticínios, que é conduzido pelo Senai de Senai de Paulista, na região metropolitana do Recife.

O coordenador técnico estadual do projeto pelo Senai, Aécio Roriz, explica que as quatro empresas que participam do projeto foram capacitadas em processos produtivos de fabricação de leites fermentados, coalhada e queijos. “A iniciativa trabalhou o sabor, padronização de produtos e melhorias dos equipamentos.”

Segundo o proprietário da Produtos Venturosa, Uziel Valério, a assistência contribuiu para  aumentar significativamente a produção. “Antes, processava mil litros de leite a cada três dias, agora processamos entre 2 mil a 3 mil litros por dia”.

Na Nutriflora foram desenvolvidos o queijo provolone, mussarela, pizza cheese e coalhada, produtos que caíram no gosto do consumidor. O projeto é desenvolvido em mais cinco estados do Nordeste. Em cada um, quatro empresas recebem assessoria do Senai e Sebrae e de técnicos franceses especializados, da ECTI (associação independente sem fim lucrativo e reconhecida de utilidade pública) ligada à Câmara de Comércio França-Brasil. Os consultores Adamastor Primo e Márcia Castro, do Senai de Paulista, integram o projeto de assessoria aos laticínios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário