terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mercado de trabalho: Sistema Fiemt vai ampliar vagas de estágio para alunos de cursos técnicos

Senai e IEL de Mato Grosso firmaram parceria nesta segunda (5/9) para facilitar o ingresso de estudantes de cursos técnicos como estagiários em empresas, começando pelas de  Rondonópolis e Sinop. O termo foi assinado durante o 12º Seminário de Ações Estratégicas do Senai-MT, em Cuiabá. O diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, explica que a inserção se dará por meio do estágio profissional supervisionado.

"Estas modalidade é obrigatória a todos os estudantes de cursos técnicos, e contribui decisivamente para proporcionar experiência profissional”, disse Figueiredo. “E esta atuação é tão importante que resulta em praticamente imediata contratação do profissional após término do período de estágio. Prova disso é que nosso índice de empregabilidade em cursos técnicos é de 87%", revelou.

O termo de parceria é o primeiro passo para a execução do Projeto de Interiorização do IEL-MT. A proposta é a integração entre as instituições de ensino e empresas do interior do estado, por meio da melhora na oferta profissionais qualificados para as indústrias. "Esta é uma parceria sistêmica que beneficia diretamente o setor industrial na medida em que repercute na melhoria da qualificação dos recursos humanos", afirmou o superintendente do IEL-MT, Edinaldo Silva.

De acordo com Silva, o benefício ocorre porque, antes de enviar o estudante para a empresa, a instituição faz a pré-seleção do candidato, conforme o perfil solicitado pela indústria, além de acompanhar e avaliar o estagiário contratado. Outro ponto positivo é que a empresa ainda consegue facilitar o processo de recrutamento e seleção de pessoal, uma vez que, pelo estágio, terá oportunidade de preparar o aluno de acordo com o perfil esperado para os cargos disponíveis na organização.

A proposta do projeto de interiorização é atuar por meio das cidades-polo, nas quais funcionarão postos de atendimento do instituto dentro das unidades do Senai para beneficiar  municípios da região. O projeto chegará ainda a Barra do Garças, Cáceres, Colíder e Juína. Em Cuiabá e Várzea Grande, cidades onde há unidade fixa do IEL, também existem ações conjuntas com o Senai para estímulo do estágio nas indústrias, como a Jornada de Estágio Profissional Supervisionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário