sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Mapa da Indústria de Roraima: Rumos do setor são discutidos em encontro com empresários

A definição de objetivos para a construção do futuro da indústria de Roraima teve a presença de empresários industriais, que discutiram com representantes e técnicos do Sistema Fier, de entidades publicas e privadas e da sociedade os desafios, potencialidades e ações necessárias para que esta atividade seja fortalecida. Foram mais de cem participantes do workshop de validação (foto) do Mapa da Indústria 2012-2020, realizado na terça (6/9), em Boa Vista.


Na abertura do evento, o presidente do Sistema Fier, Rivaldo Neves, destacou a importância das ações articuladas da federação das indústrias em prol do desenvolvimento do setor. “A Fier trabalha com ações pensando no presente e no futuro do segmento. Na próxima semana, vamos realizar a Feind 2011, que vem para mostrar o que a indústria local tem de bom. Com o workshop, promovemos um momento para pensar e planejar o futuro da Indústria roraimense. Esse é o objetivo do Mapa da Indústria."

Em formato World Café, o encontro discutiu o planejamento estratégico para a validação do Mapa. Os participantes foram divididos em quatro grupos, debatendo temas como responsabilidade social e ambiental, inovação, inserção internacional, educação, expansão industrial, saúde e tecnologia. No Mapa da Indústria os objetivos obedecem a uma relação de causa e efeito, sendo mais fácil identificar ações, responsáveis e prazos de execução, priorizando estratégias para que as indústrias alcancem os resultados desejados em sua visão de futuro.

“O futuro do de Roraima passa pelos esforços de todos os segmentos. A indústria tem papel fundamental para a construção de um estado mais competitivo e com menos desigualdades", destacou o vice-governador Chico Rodrigues. A elaboração do Mapa, segundo ele, "é uma das mais importantes iniciativas já desenvolvidas pela Fier, por sua consistência técnica, o caráter participativo e a facilidade de entendimento dos objetivos a serem alcançados." Ao final do encontro, ficou definida a missão e visão de futuro para a indústria no horizonte 2012-2020. Para alcançá-la, foram trabalhados cerca de 30 objetivos estratégicos.

Esses objetivos serão alinhados à visão de futuro e detalhados no próximo workshop, que ocorrerá em outubro. O alcance dos resultados projetados no Mapa da Indústria será monitorado por meio da metodologia Balanced Score Card (BSC), em que, para cada objetivo, são desenvolvidos projetos e planos de ação com metas definidas em prazos específicos.
Para saber mais ligue 95 4009-5355.

Nenhum comentário:

Postar um comentário