terça-feira, 20 de setembro de 2011

Exponorma 2011: Evento destacará a confiança gerada pelas normas técnicas

Desde que foi lançado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em 2007, o Exponorma – Congresso e Exposição tornou-se referência na disseminação da importância das normas para a sociedade. O evento marca, no Brasil, o Dia Mundial da Normalização, celebrado em 14 de outubro. A cada ano com um tema diferente. O de 2011 é Normas Técnicas trazendo confiança, para enfatizar que produtos e serviços que atendem aos requisitos estabelecidos por normas são confiáveis em qualquer lugar do mundo.

Nos dias 18 a 20 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, na capital de São Paulo, o público poderá conferir a relevância das normas técnicas. Nas palestras e na exposição, não faltarão demonstrações dos benefícios da normalização aos processos produtivos, para as relações comerciais, para o acesso a mercados e, no final da cadeia, para os consumidores, em âmbito global.

Patrocinadores confirmam a evolução do Exponorma. De acordo com o diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, o congresso e a exposição são momentos oportunos para identificar as tendências da normalização no Brasil e no mundo. “No cenário atual a normalização assume uma importância decisiva nas economias modernas e proporciona uma busca pela qualidade dos produtos e serviços.”

Para o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos, o uso das normas técnicas é de grande importância para o fortalecimento da indústria e para a inovação tecnológica. "Eventos como este são fundamentais para a divulgação do trabalho da ABNT e, consequentemente, para alavancar a competitividade do nosso país”.

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) também patrocina o evento, mais uma vez. Seu presidente, Marcos Túlio de Melo, destaca que a aplicação das normas técnicas em projetos da área tecnológica, além de ser a condição básica de competição no mercado globalizado, é também um instrumento de segurança para a sociedade. “Com essa visão o Confea firmou convênio com a ABNT há quatro anos, com o objetivo de difundir e facilitar o acesso às Normas Técnicas Brasileiras entre os profissionais de engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia, meteorologia, técnicos industriais e tecnólogos”.

“O Confea entende que a difusão entre os profissionais do uso da norma técnica é uma forma de garantia de segurança, por isso reconhece no Exponorma 2011 um evento estratégico para o alcance dessa difusão e da disseminação das boas práticas a todos os setores produtivos do nosso país. Incentivamos a utilização da norma por entendermos ser essa a condição fundamental de orientação às exigências de qualidade cada vez mais valorizadas nesse cenário de cadeia produtiva globalizada. Nada mais apropriado que discutir esses instrumentos de segurança e de competitividade”, observa o presidente. Também são patrocinadores do Exponorma 2011 o BNDES, Microsoft, Petrobras, Sebrae, Senac e Suzano Papel e Celulose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário