quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Educação superior: MEC autoriza primeira faculdade de tecnologia do Senai-PR

O Senai do Paraná acaba de receber do Ministério da Educação (MEC) autorização para funcionamento da Faculdade de Tecnologia do Senai CIC, Cidade Industrial de Curitiba. No início de 2012, a unidade vai ministrar cursos superiores em Fabricação Mecânica e em Processos Ambientais. Os dois cursos foram autorizados com conceito máximo (5) do MEC, o que comprova que a faculdade possui completa infraestrutura, com oficinas, laboratórios e biblioteca e corpo docente e projeto pedagógico em níveis de excelência.

“É uma grande conquista, uma notícia a ser comemorada pelo setor industrial do estado”, destaca o diretor regional do Senai-PR, João Barreto Lopes. Esta é a primeira faculdade a receber autorização oficial, de um total sete que o Senai-PR está implantando no estado, todas já com avaliações positivas do MEC e com processo de solicitação de credenciamento concluído. Lopes explica que a formação superior oferecida pelo Senai-PR é voltada exclusivamente ao atendimento da demanda das indústrias. “Nossa entidade, que já é referência em qualidade de formação profissional inicial e continuada, avança mais um importante patamar, passando a formar para as indústrias profissionais de nível superior, de conhecimento mais apurado.”

Estão preparadas as seguintes faculdades tecnológicas:
  • Telêmaco Borba – papel e celulose e em automação industrial;
  • Cietep, em Curitiba – controle de obras e design de moda;
  • Cascavel – manutenção industrial e gestão da produção industrial;
  • Toledo – alimentos;
  • Londrina – cursos de fabricação mecânica e manutenção industrial; e
  • Maringá – controle de obras e alimentos.
Para o diretor de Operações do Senai-PR, Marco Secco, a atuação no ensino superior representa uma conquista também para os alunos da organização. “Vamos atendê-los em todas as etapas da formação profissional, desde a inicial até a superior, com a experiência e a qualidade de ensino reconhecida no mercado.” Os egressos dos cursos de formação inicial e continuada e dos cursos técnicos do Senai-PR formam o público-alvo das Faculdades de Tecnologia.

“Eles vêm acompanhando de perto todo o processo de implantação das nossas instituições de ensino superior, demonstrando interesse em voltar ao Senai para complementar a formação profissional”, explica a gerente de Educação da organização, Rosane Lara. Segundo ela, a partir da autorização do MEC, começa a etapa operacional para o funcionamento da Faculdade Tecnológica da CIC, o que envolve a definição de prazos para o processo seletivo, início dos cursos e do calendário escolar. “A previsão é que as aulas iniciem em fevereiro do próximo ano”, afirma Rosane.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário