segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Educação e emprego: Senai e Pronatec deverão abrir 80 mil vagas em cursos profissionalizantes já em outubro


As unidades do Senai espalhadas pelos 26 estados e no Distrito Federal estão preparadas para receber, até o final de 2012, nada menos do que 475 mil alunos do Pronatec, cujo projeto de lei, aprovado quarta passada (31/8) pela Câmara dos Deputados, vai agora à votação do Senado.


Caso ele seja aprovado a tempo, 80 mil vagas no Senai estarão disponíveis já em outubro, revelou, em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara, o diretor de Operações do Senai Nacional, Gustavo Leal. “Estamos nos mobilizando desde o lançamento do Pronatec, no final de abril, para oferecer cursos ao programa ainda este ano”, declarou.


Leal garantiu que os cursos oferecidos dentro do Pronatec terão a mesma qualidade de qualquer outro do Senai. “Os nossos programas de formação profissional têm a vantagem de estarem alinhados com as necessidades do mercado, independentemente da região”, assinalou. O Pronatec tem como meta abrir oito milhões de vagas no ensino profissionalizante até 2014, instalando novas unidades de ensino, concedendo bolsas de estudo, financiando estudantes e empresas que queiram qualificar melhor seus trabalhadores.

O objetivo é atenuar um grave problema existente hoje na economia brasileira, que é a escassez de mão de obra especializada. “A solução desse problema é primordial para termos uma economia de alto desempenho nos próximos anos”, destaca o presidente do Sistema Indústria e do Conselho Nacional do Senai, Robson Braga de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário