quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Educação a distância: Os Especialistas facilitam estudo e escolha da profissão

Os centros de ensino do Senai do Paraná contam com as cinco primeiras publicações da coleção Os Especialistas, ferramenta base para cursos de iniciação profissional ministrados pela organização na modalidade de educação a distância. Neste momento são atendidas as áreas de confecção, higiene de alimentos, construção civil, mecânica automotiva e metalmecânica.

Para fazer qualquer um dos cursos basta inscrever-se em uma unidade do Senai e receber a publicação da área escolhida. O material é gratuito, e o aluno tem 30 dias para estudar o conteúdo e entregar a ficha de avaliação. Após isso, receberá a certificação do Senai-PR.

Ed Viga, Professor Faísca, Lila Channel, Sr. Liga e Professora Higina conduzem a aprendizagem – Foto Rogério Theodorovy
Ed Viga, Professor Faísca, Lila Channel, Sr. Liga e Professora Higina conduzem a aprendizagem – Foto Rogério Theodorovy


A série Os Especialistas facilita a vida do cidadão, especialmente os jovens, na escolha da profissão que atende ao seu perfil. Além de linguagem clara e de fácil assimilação, simpáticos personagens criados especialmente para a coleção dão um toque lúdico ao conteúdo, garantindo um estudo prazeroso.

Quem optar pelo curso de mecânica automotiva, por exemplo, vai conhecer o Professor Faísca, que conduz a aprendizagem e conta a aventura com o Titã, seu primeiro carro, o que dá mote para preciosas dicas e orientações. O curso de construção civil conta com a experiência e o bom humor do Ed Viga, um mestre de obras que conduz o aprendizado, desde a história das construções até a questão da segurança.

O SR Liga é o personagem facilitador dos estudos dos alunos que optam pelo curso de metalmecânica. Ele conhece tudo de usinagem, de sistemas de computação e identifica e previne problemas nas máquinas. Já o curso de higiene de alimentos tem o valioso apoio da Professora Higina, que conduz o conteúdo sobre como escolher, manipular, preparar, armazenar e comercializar adequadamente os alimentos. A personagem do curso de confecção é a Lila Channel, que conhece a história da moda, da tecnologia têxtil, técnicas de confecção e mercado.

O diretor regional do Senai-PR, João Barreto Lopes, lembra que os cursos de iniciação profissional busca despertar nos jovens, o interesse pelo trabalho e, por meio da informação e orientação, ajudá-lo na escolha de uma profissão que definirá sua carreira. “Esses cursos a distância recebe neste ano 135,5 mil matrículas, o que representa uma forte expansão em relação a 2010, quando tivemos 88 mil matriculas.”

O Senai atua em 28 áreas, oferecendo cursos das modalidades de aprendizagem, técnico de nível médio, graduação e pós-graduação. “Acreditamos que a série Os Especialistas, com facilidade da comunicação, com clareza dos objetivos, faz com que o jovem se encontre em uma profissão”, diz Barreto, no texto de abertura das publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário