terça-feira, 20 de setembro de 2011

Destino: educação – Sesi e Futura lançam série de TV que avalia a educação

Estreia em 17 de outubro, às 21h, no Canal Futura, a série Destino: educação, realizada em conjunto com o Sesi. São sete episódios, um convite à reflexão sobre a educação no Brasil. “A educação deve ser prioridade da agenda brasileira, porque promove a cidadania, o desenvolvimento econômico e social e a competitividade da indústria”, disse o diretor de Educação e Tecnologia do Sistema Indústria, Rafael Lucchesi, na recente cerimônia de lançamento da série. Também participaram do lançamento os integrantes do Congresso Internacional Educação: uma agenda Urgente, em Brasília.

Cada episódio da série terá 50 minutos de duração. Cinco deles mostrarão como é o sistema educacional em países bem colocados no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). São eles a província de Xangai (1º), na China; Finlândia (3º); Coreia do Sul (5º), Canadá (entre os sete primeiros) e Chile (o melhor da América Latina). Haverá ainda um programa dedicado ao Brasil, que alcançou apenas a 53ª posição no último ranking do Pisa 2009, entre os 65 países avaliados, e, por fim, outro mais geral, que faz um apanhado de todos.

“Um dos principais diferenciais dessa série é que ela não tem apenas o olhar de nós, comunicadores. É feita com a contribuição fundamental de quem conhece profundamente o ambiente escolar: a comunidade educativa”, definiu Lúcia Araújo, gerente-geral do Canal Futura. Ela destacou que a produção contou com a consultoria de especialistas na área.

Há um ano, os representantes do Canal Futura, do Sesi e da Cinevídeo, produtora contratada para fazer os documentários, e os consultores começaram a se reunir para conceber o Destino: educação. “O mais interessante foi chegar ao país e descobrir que há coisas que você não consegue saber por meio dos dados. Só sente quando realmente está ali, conversando com professores, alunos e pais”, explica Alê Braga, diretor dos documentários.

Após exibido pela primeira vez, cada um dos episódios estará à disposição na DVDteca do Canal Futura – www.futuratec.org.br – para que possa ser gratuitamente baixado.
Para saber mais acesse www.futura.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário