quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dendeicultura: Senai prepara profissionais para primeira usina de extração de óleo de palma do Pará

A indústria de produção de óleo de Palma – Biopalma e o Senai do Pará entregam nesta quarta (14/9), às 9h, no município de Moju, certificados de qualificação técnica a novos eletricistas e mecânicos de manutenção industrial. São 62 novos profissionais, maiores de 18 anos e residentes da cidade. Eles deverão trabalhar nas áreas de operação e manutenção da usina da primeira planta extratora de óleo de palma, ou azeite de dendê, do estado.

As aulas foram ministradas pelo Senai e realizadas no Núcleo de Qualificação Técnica de Moju, equipado para atender tanto a fase teórica quanto prática dos cursos, que duraram cerca de cinco meses. O espaço foi cedido pela prefeitura, que reformou e adaptou um antigo prédio desocupado em salas de aulas e laboratórios. A Biopalma também deu lanche e transporte aos alunos. Iniciativa do Programa Capacitar, a qualificação dos moradores deve atender a demandas provenientes da instalação da primeira planta extratora de óleo de palma, ou de novos empreendimentos que se instalarem no município.

O programa vai ser estendido aos outros pólos de plantio de palma da empresa, à medida que houver demanda da indústria de extração do óleo do dendê. O diretor industrial da Biopalma, Maurício Amantéa, é um entusiasta sobre o programa. “A dedicação e o esforço de cada aluno é importante para o aprendizado e qualificação, abrindo as portas para novas oportunidades de trabalho. De acordo com o diretor regional do Senai-PA, Gerson Peres, o projeto visa atender empresa parceira e promover o acesso dos moradores da região aos cursos profissionalizantes.

Robson Aron, 17 anos, (foto) foi um dos 800 inscritos no processo de seleção e é um dos 62 primeiros formandos. Para Robson, esta foi uma oportunidade única, pois comunidades distantes sofrem com a falta de oportunidades. ”Quero muito poder ajudar minha mãe nas contas de casa e para isso vou precisar de um bom emprego e com a oportunidade que tive de me tornar eletricista tenho certeza que vou conseguir."
Foto Senai-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário