segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cooperação internacional: Troca de experiências aproxima Senai e instituto de tecnologia da Argentina

O Senai de Santa Catarina e o Instituto Nacional de Tecnología Industrial (Inti), da Argentina, estão cada vez mais próximos de promoverem ações em conjunto. Esse processo vem sendo costurado desde o início deste ano e foi estreitado durante o Seminário Internacional de Tecnologias de Gestão, promovido pelo Inti, em Buenos Aires. No encontro, o Senai-SC apresentou a metodologia lean manufacturing (produção enxuta).


O foco da futura parceria é promover o complemento de competências nas áreas de alimentos, ambiental, energia e metalmecânica. Em 23 e 24 de novembro, especialistas do Inti vão apresentar palestra no Workshop de Alimentos, que o Senai-SC realizará em sua unidade de Chapecó.
Em fevereiro passado, o coordenador da unidade de melhoria da produtividade industrial do Inti, Marcos Rodriguez, esteve no Brasil visitando unidades do Senai catarinense para conhecer o trabalho de consultoria nas áreas de gestão, logística, automação industrial, metalmecânica, ambiental e tecnologia, além da modalidade de educação a distância.

Realizado no fim de agosto, o seminário do Inti disseminou ferramentas e técnicas de gestão industrial para melhorar a eficiência produtiva das empresas. Participaram profissionais e empresários da Argentina, Brasil e Japão. O consultor da unidade do Senai catarinense em Itajaí, Rafael Eduardo da Cruz, ministrou a palestra Lean Manufacturing – abordagens, cases e exemplos práticos. Cruz conheceu o trabalho de consultoria realizado pelo Inti em visita a empresas.

O instituto tem a missão de apoiar as indústrias, particularmente de pequeno e médio porte, a ampliar a competitividade e a participação no mercado. A atuação se consolida por meio de consultorias e formação para promover as mudanças tecnológicas e gerenciais das empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário