sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Automação industrial: Workshop debate novidades para o setor

O 5º Workshop Senai de Automação, que reúne cerca de cem pessoas nesta semana (21 a 23/09) no CetecSenai Dourados, em Mato Grosso do Sul, está apresentando ações e novas tecnologias. Estão sendo promovidas palestras, mostras técnicas e cursos, envolvendo a Rede Senai de Automação, com o consultor e coordenador do Núcleo de Automação Industrial do Senai de Florianópolis, Adamastor Rangel Kammler, e Controle e Automação em Plantas de Produção de Biogás, com a pesquisadora do Lactec, Camila Agner D’Aquino.

Segundo a coordenadora de tecnologia industrial do Senai, Adriane Salazar, o evento dissemina informação tecnológica, além de detalhar as ações do Senai na área. “Já estamos na quinta edição do workshop, o que mostra se tratar de um evento consolidado na região. Além disso, temos realizado parcerias com empresas que estão trazendo tecnologia de ponta na área de automação para o estado, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer as novidades na área."
Adamastor Kammler explicou que a Rede Senai de Automação é formada por dez estados, entre eles, Mato Grosso do Sul. Os demais contam com profissionais orientados a encaminhar as demandas. “Tratamos a automação como um ponto importante para o aumento da competitividade da indústria”, disse. A Rede trabalha em duas vertentes, visando à eficiência operacional e à inovação.

A palestrantes Camila D’Aquino falou sobre a utilização da vinhaça para produção de biogás e detalhou todo o processo da cana-de-açúcar no trajeto pela usina. “O foco é a instrumentação de reatores de vinhaça, desafios e o que já está sendo feito. As perspectivas nessa área são grandes, pois os estudos estão caminhando”, declarou. Para a estudante de Engenharia de Energia da Universidade Federal da Grande Dourados, Janaina Soares, a participação no Workshop está sem proveitosa. “Especialmente as palestras me atraíram muito, até porque temos uma disciplina no curso que trata especificamente de controle e automação e as palestras nos ajudam a ter uma noção da prática e também de nos atualizarmos."

O encarregado de automação da Usina Monte Verde, Ângelo Augusto Gomes dos Santos, conta que ao menos dez colaboradores da empresa participam do Workshop. “É fundamental que o Senai realize esse evento, pois muitos não podem se ausentar do trabalho para fazer um curso fora ou ainda participar de um congresso. Aqui estamos recebendo muitas informações que serão uteis no nosso dia a dia, a intenção é agregar valor e trocar experiências com os professores e profissionais que também estão participando."

Nesta sexta (23/9), as mostras técnicas serão sobre programação CLP (Controlador Lógico Programável), redes industriais e automação pneumática (turma 3). Os trabalhos serão desenvolvido durante todo o dia, para Programação CLP e redes industriais e para a turma 4 de automação pneumática. A palestra de encerramento será Analisador de líquidos - Língua eletrônica e suas aplicações, com Dalton Pedroso, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Mais informações: 67 3411-2600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário