quarta-feira, 31 de agosto de 2011

WorldSkills 2011: Distrito Federal emplaca dois alunos na equipe que vai defender o Brasil em Londres

Jecivaldo de Oliveira e Willian Ramon Grassioti são dois brasilienses que carimbaram seus passaportes para competir no principal torneio mundial de educação profissional e tecnológica, o WorldSkills, cuja 41ª edição ocorrerá de 5 a 8 de outubro, em Londres. Jecivaldo e Willian vão competir nas ocupações de Aplicação de Revestimento Cerâmico e Mecânico de Refrigeração, respectivamente. Outros 26 jovens estudantes do Senai e do Senac formam a delegação brasileira.

Para alcançar esse status, os alunos do Senai do Distrito Federal treinaram mais de um ano e passaram por severas provas seletivas. O Brasil vai buscar o pódio e medalhas em 25 ocupações profissionais, como design gráfico, tecnologia da informação, mecatrônica, robótica móvel, eletricidade predial e industrial, entre outras. Ouro em Mecânica de Refrigeração na 6ª Olimpíada do Conhecimento, William atribui, naquela oportunidade, a Deus e aos professores o bom resultado. “Quando subi ao pódio, um filme passou pela minha cabeça. Tudo que tive que abrir mão, que deixar pra depois, agora, se resume nesse ouro. Agradeço ao Senai-DF, aos meus ilustres professores e a Deus por essa vitória.

País-membro do WorldSkills International desde 1982, o Brasil teve excelentes colocações no ranking das duas últimas edições. Em 2007, no Japão, ficou em segundo lugar. Em 2009, no Canadá, em terceiro. José Luís Gonçalves Leitão, chefe da delegação brasileira, espera que o Brasil permaneça em Londres entre os melhores do mundo. “Estamos trabalhando para ficar entre os cinco primeiros colocados. Queremos chegar a uma faixa de 520 pontos, numa escala que vai de 0 a 600. Isso representará entre um quinto e um terceiro lugar."
Clique aqui para conhecer o Brasil que vai ao WorldSkills de Londres.

Olimpíada do Conhecimento bate recordes em Pernambuco
A etapa estadual de Pernambuco da 7ª edição da Olimpíada do Conhecimento bateu os recordes de número de competidores, de público; de atendimentos de serviço. Competiram cerca de 150 alunos (foto) do Senai, em 29 ocupações profissionais, e do Senac, em nove ocupações, que foram vistos por 17.200 visitantes, somando-se alunos da rede pública de ensino. O atendimento contou com cinco patrocinadores-âncora e mais 12 empresas apoiadoras. O evento foi realizado na semana passada (23 e 26/8), no Senai do Cabo.


Para o presidente do Sistema Fiepe, Jorge Côrte Real, que visitou as competições, os espaços Café Cultural, Cidadania e Indústria de Talentos, o tamanho do evento impressionou. “A Olimpíada desperta o interesse de jovens para a capacitação profissional. Com ela damos prova das competências do Sistema “S”, a exemplo da união de esforços da Fiepe com a Fecomércio, que devem potencializar a questão da formação profissional em sintonia com o nível de conhecimento que o mercado exige dos novos profissionais."

Clique aqui para conhecer os vencedores que irão representar Pernambuco na etapa nacional da competição, a ser realizada pelo Senai e parceiros em novembro de 2012, em São Paulo.
Foto Senai-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário