sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Transferência de tecnologia: Indústrias catarinenses adotam manufatura digital para simular gestão da produção

Uma nova ferramenta de planejamento e controle de produção começa a ser implantada nas indústrias catarinenses por meio de um trabalho em conjunto entre os profissionais do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos, em São Paulo, e do Senai de Santa Catarina. Trata-se da manufatura digital, metodologia que permite simular os processos produtivos em busca de soluções que aumentem a produtividade e reduzam custos.

"É um processo de transferência de conhecimento do ITA para o Senai, não em sala da aula e sim no front. Os consultores vão atuar em conjunto em projetos nas empresas. Gradativamente, os profissionais do Senai aumentam suas responsabilidades e passam a fazer o mesmo treinamento com outros colegas", explica Jeferson de Oliveira Gomes, professor do ITA.



O catarinense Jeferson de Oliveira Gomes (foto) destaca que a consultoria se inicia em setembro, em duas indústrias. Segundo ele, "não faz sentido o ITA, localizado a dois mil quilômetros de distância, prestar as consultorias às indústrias catarinenses". Conforme o técnico, a manufatura digital exige conhecimentos em programação, produção e processos.

"A atuação conjunta dos profissionais das duas organizações fortalece o Centro de Referência em Metalmecânica do Senai de Joinville", salienta Sérgio Roberto Arruda, diretor regional do Senai-SC. Segundo ele, o Senai vem atuando na concepção de centros de alta performance, que devem contribuir para o desenvolvimento industrial do estado.

Gomes ressalta que o processo de transferência de tecnologia para a indústria exige o cumprimento de várias etapas, da identificação do problema ao apoio à decisão de compra e de desenvolvimento de novas tecnologias. "É preciso se antecipar à indústria, na formação das competências ou no desenvolvimento ou aquisição de tecnologias". Gomes foi um dos palestrantes da 2ª Semana Internacional de Inovação e Competitividade, que o Senai promoveu no Centro de Eventos do Sistema Fiesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário