sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tecnologia em injeção de plásticos: Senai de Alagoas sedia seminário internacional

Empresários e técnicos das áreas de química e do plástico de Alagoas, Bahia e Pernambuco participaram na quarta (3/8) do Seminário Internacional em Injeção de Plásticos - Moldagem Científica. O evento, que ocorreu no Núcleo de Tecnologia do Plástico (NTPlás), localizado no Centro do Senai do Polo Multissetorial de Maceió, foi conduzido por Bill Tobin, norte-americano especialista em injeção de plásticos com experiência de mais de 40 anos. “Trouxemos para os empresários novos conhecimentos sobre técnicas que otimizam processos, além de contribuir para melhorar a produtividade das empresas do setor”, afirmou o presidente do Sinplast-AL, empresário Wander Lobo.

Conhecido mundialmente por suas obras e artigos sobre o segmento do plástico – são 23 livros e mais de 250 artigos técnicos publicados em diferentes publicações especializadas –, Tobin apresentou técnicas de produção e processamento que resultam na redução de custos e, ao mesmo tempo, na melhoria da qualidade dos produtos e maior lucratividade. “Não é preciso ser um gênio para aprender a controlar as variáveis do ciclo produtivo, é fácil de aprender”, disse o especialista. Numa das abordagens, ele demonstrou que uma melhoria de 5% em um dos processos pode duplicar o lucro da empresa.

Além das teorias, o seminário contou com aplicações práticas. Segundo Tobin, 88% dos profissionais que assistiram ao seminário puderam aplicar imediatamente o que foi aprendido, com ganhos reais para as indústrias. Com o apoio do Senai-AL, o seminário foi iniciativa do Sebrae, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do estado (Sinplast), de entidades da Cadeia Produtiva da Química da Química e do Plástico (CPQP), Fiea, de associações das empresas do Polo Multissetorial e do Polo Multifabril de Marechal Deodoro e da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento (Seplande).

Nenhum comentário:

Postar um comentário