quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tecnologia e inovação: Empresa sul-mato-grossense será uma das beneficiadas pelo Senai em todo o país


Mato Grosso do Sul é um dos estados com projetos aprovados pelo Edital Senai Sesi de Inovação 2011 com a empresa PH Cosmetics, de Campo Grande. Ela desenvolve cosméticos com o óleo da semente da bocaiúva, planta característica da região do cerrado. Com a proposta de apoiar empresas e subsidiá-las para que desenvolvam projetos de inovação bem sucedidos, oitavo edital inscreveu 399 projetos de todo o país, dentre eles 14 de Mato Grosso do Sul.

O coordenador do curso de processos gerenciais da Faculdade de Tecnologia do Senai, em Campo Grande, Ricardo Senna, explica que o programa da organização voltado à implementação da inovação apoia diversos setores econômicos. “A indústria farmacêutica é um setor que necessariamente precisar inovar o tempo todo, por isso sua participação frequente é esperada nos editais”. Segundo ele, em outubro o projeto começa a ser executado, com a fase de testes e posterior desenvolvimento dos cosméticos e linhas de produtos que podem ser lançadas. No prazo de dois anos os produtos deverão estar finalizados.

Segundo a pesquisadora de desenvolvimento e inovação da PH Cosmetics, Fernanda Fialho, a proposta é desenvolver matéria-prima nanotecnológica inovadora com óleo de bocaiúva. “Essa nova tecnologia proporciona melhor aproveitamento do óleo em forma de creme para a pele ou cabelo, com melhorias físicas e aumento da atividade antioxidante do óleo de bocaiúva”, explica Fernanda.
Para a pesquisadora, a inovação agrega valor ao produto e dá condições de competitividade com grandes empresas de outros estados e países. “É a oportunidade de inovar no mercado de cosméticos porque não utilizaremos os mesmo princípios ativos existentes no mercado”, disse, destacando que o momento é de explorar de maneira comercial e sustentável a biodiversidade do cerrado, onde se encontra a semente de bocaiúva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário