quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Olimpíada do Conhecimento 2012: Ponta Grossa sedia última fase da etapa paranaense da competição

Até sexta (5/8), 88 alunos do Senai do Paraná de 22 cidades disputam vagas na equipe que vai competir na 7ª Olimpíada do Conhecimento, em novembro de 2012, em São Paulo. As provas em 19 ocupações industriais tiveram início nesta terça (2/8), no Senai de Ponta Grossa. A competição é aberta ao publico das 8h30 às 17h30. Os participantes, no entanto, não podem falar com os visitantes. Durante toda a semana, eles têm de dedicar, exclusivamente, às provas sobre habilidades técnicas e pessoais, conhecimentos tecnológicos e outras. Esta é a segunda fase da etapa estadual da Olimpíada. A primeira foi na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), no início de julho.

Veja reportagem sobre a primeira fase da etapa paranaense da competição



“Os nossos alunos são a razão da existência do Senai e o nosso empenho é que o período que passam na instituição os faça pessoas melhores, como profissionais e cidadãos”, disse o diretor regional do Senai-PR, João Barreto Lopes. Ele lembrou que em 2010 o Senai-PR registrou 190 mil matrículas nas diversas modalidades de ensino profissional e que os participantes da Olimpíada do Conhecimento são selecionados entre milhares de alunos. “A competição reúne a essência dos nossos alunos e pódio está ao alcance de todos."

Os vencedores paranaenses representarão o estado na etapa nacional da competição, que será realizada em novembro de 2012, em São Paulo. Os medalhistas de ouro e prata desta etapa estarão credenciados a buscar índices para representar o Brasil no WorldSkills 2013, na Alemanha. Esse é o principal torneio internacional de educação profissional, que é promovido a cada dois anos ímpares.

Além das provas da Olimpíada, o público poderá conhecer projetos que alunos e docentes do Senai e do Sesi-PR apresentaram na Mostra Inova 2011, concurso promovido pelo Senai em todo o país para estimular a criatividade, a inovação, o empreendedorismo e o comprometimento social. A mostra paranaense reúne neste ano 52 projetos inovadores.

Paranaense se prepara para o WorldSkills 2011
Gabriel D’Espíndula, ex-aluno do Senai do Paraná no curso de  aprendizagem industrial e hoje funcionário da organização, está aproveitando a fase de Ponta Grossa da Olimpíada do Conhecimento para intensificar seu treinamento e realizar um simulado na ocupação Eletrônica Industrial, visando vaga na delegação brasileira que participará do WorldSkills 2011.

Esta é a principal competição internacional de educação profissional, que ocorrerá de 5 a 8 de outubro, em Londres, com a participação de cerca de mil jovens. Gabriel conquistou a medalha de ouro na última Olimpíada do Conhecimento do Senai, realizada em março de 2010, no Rio de janeiro. “Esse é o resultado de todo o estudo e treinamento desde 2008. Só faço minha parte."


Nenhum comentário:

Postar um comentário