quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Novo soldador ASME IX: Senai cearense será pioneiro na certificação de profissionais do setor


O Senai do Ceará será o primeiro da organização a realizar a certificação de soldador (conforme Código ASME seção IX) pelo Sistema Senai de Certificação de Pessoas (SSCP). A informação foi divulgada em recente reunião em Fortaleza com os representantes da Refinaria Premium II, Termoceará e Lubnor, além dos representantes do Senai. O encontro também serviu para identificar a real demanda por processos de soldagem das empresas no Ceará.

“A proposta é trabalhar com a certificação de soldador por processos de soldagem, tais como eletrodo revestido, TIG e MIG/MAG. E não com a certificação por normas de projeto”, esclarece Ana Paula Viana, coordenadora do Centro de Exames para Certificação (CEC), do Senai de Maracanaú, na capital cearense, e responsável pela certificação. A expectativa é que as empresas participantes identifiquem, ainda neste mês, demandas por processos de soldagem e informem novos contatos representativos para incrementar o levantamento da demanda para certificação de soldador ASME IX.

De acordo com Rosa Sobral, representante da Coordenação Nacional do SSCP, a partir da identificação das necessidades no Ceará haverá a realização do Comitê Técnico Setorial Nacional (CTSN) na ocupação de soldador ASME IX, visando à validação do esquema de certificação. Em seguida, será construído o Banco de Procedimentos de Soldagem. "Acredito que esse projeto estimulará as atividades de certificação de pessoas no estado e promoverá maior credibilidade e assertividade aos processos de contratação de profissionais na área de soldagem”, destacou Ana Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário