quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ensino integral: Empreendedorismo entra no currículo de alunos do Senai-AM


Despertar o estudante para o tema empreendedorismo e empregabilidade para o mercado de trabalho com foco em inovação. Essa foi a meta das oficinas ‘Jovem empreendedor para o mercado’ que o IEL do Amazonas ministrou a mil alunos dos quatro centros de ensino Senai em Manaus. “As informações vão auxiliar o jovem no ingresso na indústria, e contribuir com o seu desenvolvimento profissional e pessoal”, explicou pedagogo Almir Feitosa, que coordenou as oficinas.


Ariana (esq.), Feitosa e os alunos do Ebep da Escola Senai Demóstenes Travessa - Foto Evelyn Lima
Ariana (esq.), Feitosa e os alunos do Ebep da Escola Senai Demóstenes Travessa - Foto Evelyn Lima

De acordo com Feitosa, não há mais espaço no mundo corporativo para o trabalhador sem atitude e capacitação. As empresas procuram por profissionais responsáveis, produtivos e que possam solucionar problemas. “A inovação e a criatividade são palavras-chave para quem está montando ou estruturando sua equipe de trabalho. Porém, vale ressaltar que é mais fácil se deparar com a inovação, que é a transformação de algo que já existe em resultados, do que com a criatividade, que trata da criação de um novo produto”, explica Almir.

Quanto à inovação, a aluna do programa que articula o ensino básico ministrado pelo Sesi com a educação profissional oferecida pelo Senai no curso de elétrica instalador predial, Ariana Maciel, de 18 anos, se sente inovadora por ter optado pelo curso profissionalizante no segmento da construção civil. Segundo a aluna, a opção pela elétrica é uma influência do seu pai eletricista. Após a oficina, Ariana planeja seus próximos passos: continuar estudando e tentar o nível superior de engenharia elétrica.

“A vida nos coloca vários desafios e também muitas oportunidades para tomar à frente e decidir a melhor opção. Hoje percebo que os estudos e a qualificação estão em primeiro lugar, pois a pró-atividade, as idéias inovadoras e o bom atendimento ao cliente são conseqüências desse conhecimento inicial”, disse Ariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário