terça-feira, 16 de agosto de 2011

Energias renováveis: Congresso Internacional discute mercado, tendências, pesquisa e situação mundial da bioenergia


Os desafios e as oportunidades para as energias renováveis, o uso da biomassa para geração de energia, a situação energética global em termos de consumo e produção, mercado e tendências no uso de biocombustíveis, as pesquisa e desenvolvimento do setor sucroalcooleiro brasileiro para a produção de etanol. Esses são alguns dos principais temas a serem tratados no VI Congresso Internacional de Bioenergia, que será realizado desta terça até sexta (16 a 19/8), no Centro de Eventos do Sistema Fiep, em Curitiba.

Promovido pelo Sistema Fiep (Fiep e Senai do Paraná) e a Remade, sob a coordenação técnica da Universidade Federal do estado (UFPR), o congresso reunirá empresários, técnicos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas. O objetivo é atualizar, incentivar e impulsionar tecnologias alternativas para a geração de energia. Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia (MME), vai proferir palestra logo após a abertura oficial do evento, nesta terça, às 19h.

Ao longo da semana, participarão, entre outros especialistas, Roberto Meira, coordenador do Departamento de Fontes de Energias Renováveis do MME; Lauro Fiúza, vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica; Roberto Zilles, coordenador da área de energia solar do Instituto de Eletrotécnica e Energia e da USP; Luciano Pizzato, presidente da Compagas; Celso Torquatro Junqueira Franco, presidente da União dos Produtores de Bioenergia, Gustav Melin, presidente da Associação Européia de Biomassa e da Associação Sueca de Biomassa; Celso Oliveira, presidente da União das Indústrias de Biomassa.

Na quarta (17/8), às 15h40, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, falará sobre os novos investimentos na geração de energia para o desenvolvimento econômico. Paralelo ao Congresso ocorrerá no mesmo período a BioTech Fair 2011 – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel. O objetivo é colocar, frente a frente, tecnologias brasileiras adequadas a diferentes regiões e diferentes padrões de projetos no segmento de bioenergias e biocombustíveis e apresentar uma mostra de produtos e serviços relacionados à tecnologia na produção de energia 
alternativa.

Na quarta e quinta (17 e 18/8) a Fiep realizará a Rodada de Negócios Tecnológica Universidade – Empresa, das 8h30 às 18h, com a participação de 29 empresas. O formato do evento é diferente do tradicional. Os representantes das empresas estarão na Sala de Eventos da Fiep recebendo pesquisadores e representantes de universidades, para divulgar necessidades específicas na área de energia.

Os pesquisadores apresentarão o que já possuem de projetos na área deseja, o que suas instituições possuem ou que outras instituições possuem projetos.
Inscrições e informações: www.bioenergia.net.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário