segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Educação profissional: Fornecedores de equipamentos são parceiros do Senai em programas de qualificação

Indústrias e fornecedores de equipamentos e componentes contribuem para a qualidade dos cursos do Senai, compartilhando seus produtos com os laboratórios da organização. Exemplos recentes de empresas que adotam esta política são a Pioneiro e a Silmaq, que nesta semana doaram, respectivamente, baterias e máquinas de costura para as unidades do Senai de Santa Catarina instalada em São José e Blumenau.

"Nossa proposta é estimular o ensino da parte elétrica nos cursos de mecânica automotiva. Muitas vezes, o consumidor leva seu carro na oficina mecânica com problemas na parte elétrica e o mecânico, se não tiver uma capacitação adequada, simplesmente troca a bateria, esquecendo-se de realizar testes que possam identificar as verdadeiras causas daquele problema", explica o diretor comercial da Pioneiro, Sirivaldo José Barbieri.

"O Senai é um nome forte, uma referência, e pode nos ajudar a melhorar esse quadro", assegura. Segundo Barbieri, o Brasil possui 40 indústrias (15 na região Sul), que produzem 2 milhões de baterias por mês. Fundada há 21 anos, a Pioneiro está entre as 10 maiores, que fabricam acima de 50 mil unidades mensais. É também uma das maiores recicladoras de baterias do país. O convênio entre as duas organizações, que acaba de ser firmado, atenderá os cursos em São José e Palhoça.

As três máquinas de costura domésticas, do modelo Siruba, doadas pela Silmaq serão utilizadas pelos estudantes de cursos técnicos e superiores da área de vestuário no desenvolvimento de peças. São duas de ponto reto e uma overloque, que foram instaladas no laboratório de moulage - modelagem comum na alta costura e alfaiataria, tridimensional, realizada direto no manequim; o tecido é formatado no manequim e depois é planificado em desenhos no papel ou computador. A Silmaq mantém parceria com o Senai há vários anos, fornecendo máquinas industriais, assistência técnica e consultoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário