segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Competências profissionais: Senai certifica quem já atua no mercado de trabalho, mas não possui diploma


Trabalhadores que possui anos de prática profissional mas não tem um diploma têm a opção de participar do programa Certificação de Competências Profissionais do Senai de Minas Gerais. As inscrições em 18 áreas industriais podem ser feitas até a próxima sexta (26/8), para habilitar quem já está no mercado de trabalho, mas precisa da comprovação de suas qualidades técnicas. "O programa permite reconhecer formalmente as habilidades, independente da forma como elas foram adquiridas, seja em cursos, programas de treinamento e desenvolvimento pessoal ou no próprio trabalho", explica o gerente de Educação do Senai-MG, Edmar Alcântara.

O profissional é habilitado por meio de provas escritas e práticas sobre a competência que ele deseja ser certificado. Com a avaliação teórica, o objetivo é verificar se o candidato possui o conhecimento necessário para exercer a profissão escolhida. Na prova prática, a meta é identificar se tem as competências exigidas para realizar as atividades profissionais. "Nessa etapa do programa são dadas tarefas que exigem tomada de decisões e superação de obstáculos", afirma Alcântara. Se for aprovado nas duas provas, o profissional recebe o diploma de nível técnico. "É um documento vitalício, que aumenta a valorização do trabalhador no mercado", ressalta Alcântara.

Os pré-requisitos são ensino médio completo e experiência profissional mínima de dois anos na habilitação a ser certificada. As provas são promovidas em todo o estado, em setembro e outubro. As inscrições devem ser feitas em qualquer unidade do Senai-MG.
Clique aqui e confira a relação das unidades.

4 comentários:

  1. Esta certificação dá direito a inscrição nos conselhos de classe profissionais como o CREA por exemplo ?, tem no Senai do Rio de Janeiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Hudons, você pode entrar em contato com o Senai do Rio de Janeiro pelos seguintes meios:

      Av Graça Arannha, 1 - Centro, Rio de Janeiro

      Tel 0800 0231 231 (ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio)

      Tel 4002 0231 (custo de ligação local)

      Teleatendimento: segunda à sexta - das 7h às 21h - sábado e domingo - das 8h às 14h

      Via faleconosco@firjan.org.br, ou pelo site http://migre.me/ja7WY.

      Boa sorte!

      Excluir
  2. Bom dia. Por favor...

    Existe alguam escola de certificação em Sao Paulo na area de Tecnico Mecanico? Sou formado em Tecnologia e Eng. Mecanica, porem necessito do CREA de Tecnico Mecanico. Como consigo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Henrique
      Você pode obter informações de seu interesse pelo http://www.sp.senai.br/senaisp/.

      Ou:

      Edifício sede SENAI

      Av. Paulista, 1313, São Paulo/SP | CEP 01311-923
      Grande São Paulo: (11) 3528-2000
      Outras localidades: 0800 55 1000
      E-mail: faleconosco@sesisenaisp.org.br

      Boa srte!

      Excluir