segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Certificação de pessoas: Senai-CE amplia seu portfólio de atuação

O Senai de Maracanaú, município da Grande Fortaleza, implantou em 2009 o Centro de Exames para Certificação (CEC) por meio do Sistema Senai de Certificação de Pessoas (SSCP). Sua missão é realizar certificação profissional por área de competência. Atualmente, o CEC tem em seu portfólio de atuação as ocupações de Reparador Polivalente ou Can-fix-it, Eletricista Predial de Baixa Tensão, Pedreiro e Encanador Instalador Predial.

Agora o SSCP incluirá a ocupação de Soldador, e o CEC cearense para ser o primeiro habilitado a realizar essa certificação. Essa escolha decorreu pela demanda potencial identificada na região, principalmente em função da implantação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, da Refinaria Premium II e da Companhia Siderúrgica do Pecém.

A certificação dá mais credibilidade ao processo de qualificação de soldadores para minimizar eventuais processos fraudulentos nessa área. A garantia da assertividade para a implantação efetiva da ocupação será obtida com a realização de um Comitê Técnico Setorial, formado pelas empresas mais representativas, para identificar e atender à real demanda de processos de soldagem das empresas. A reunião do Comitê Técnico ocorreu em 27 de julho, com a participação de representantes das empresas, de inspetores de solda e representante da Coordenação Nacional do SSCP.

2 comentários:

  1. O SENAI de Maracanaú NÃO é em Fortaleza. O SENAI CETAFR fica localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, que é Maracanaú. ;)

    ResponderExcluir
  2. Prezado J. Ferreira, o senhor tem razão. Maracanaú é um município da Grande Fortaleza. Obrigado pela informação.

    Abraço,
    Roberto Almeida

    ResponderExcluir