quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Boas práticas de fabricação: Senai promove consultoria a empresas de alimentos de Teresina

Dez empresas da área de alimentos – carnes, condimentos e especiarias, panificação, laticínios e sorvetes – da capital do Piauí estão sendo beneficiadas com consultoria para o uso do sistema Boas Práticas de Fabricação (BPF). A atividade está sendo realizada desde julho no Centro de Tecnologia em Alimentos (CTA), unidade do Senai localizada no Distrito Industrial/Sul de Teresina, por meio especialistas do Programa Alimentos Seguros (PAS).


Para o coordenador do CTA e coordenador-geral do PAS no Piauí, Paulo Sérgio de Sales Pires, “as empresas estão necessitando se adaptarem às exigências na área de segurança alimentar e gestão da qualidade e à legislação. As ações começaram em julho passado e seguem até novembro, com momentos teóricos e práticos nas empresas.
 
Pires explica que “todo o processo estabelece os requisitos gerais para a gestão da segurança de produtos considerando a necessidade de proteção à saúde dos consumidores." No Piauí o PAS no segmento Indústria é coordenado pelo CTA, que desenvolve várias ações de conscientização e implantação de medidas de segurança nas empresas.


Indústrias panificadoras, de polpas de frutas, sorvetes, castanha de caju, embalagens e outras, já foram treinadas para o sistema BFP. Nessas indústrias, o PAS ainda presta consultoria para a aplicação do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Atualmente, o PAS tem as parcerias Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sebrae, Anvisa, CNPq, Embrapa e Senar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário