quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ações internacionais: Sistema Indústria fortalece portfólio de serviços e produtos


A partir deste agora, o Sistema Indústria, via Senai, Sesi e IEL, terá presença ainda mais forte no exterior com a integração das áreas internacionais das três organizações. A apresentação de um portfólio conjunto dos serviços e produtos oferecidos é um dos grandes benefícios desta união. O Senai trabalha dentro de três eixos principais: captação de parcerias internacionais, que trazem tecnologias e conhecimento de ponta para fortalecer o atendimento e repasse às industrial; cooperação Sul-Sul, que leva experiência nas áreas de trabalho, educação e tecnologia a países em desenvolvimento, em especial no hemisfério sul; e prestação de serviços internacionais junto às empresas brasileiras que estão no exterior, consequência direta do Sul-Sul.


O Sesi possui acordos internacionais na área de segurança e saúde do trabalho (STT). Recentemente, especialistas da Universidade de Nottingham, da Inglaterra, estiveram em Brasília para falar um pouco mais sobre o assunto. Em outubro, a agência alemã de cooperação (GTZ, na sigla em alemão) capacitará técnicos da organização para trabalhar em projetos da cooperação Sul-Sul. Outras parcerias estão sendo fechadas, entre elas o acordo com a Echanges et Consultations Techniques Internationaux (ECTI), pela qual peritos franceses apoiarão o Sesi para atender empresas e prestar consultoria em SST.

O IEL está em fase de prospecção e identificação de novos parceiros na área de educação executiva. Entre os mercados mais atrativos para a instituição estão Alemanha e Itália. O principal desafio do IEL é encontrar formas de capacitação para compor o quadro de funcionários da empresa que atuarão em projetos internacionais. Para o gerente-executivo de Relações Internacionais do Sistema Indústria, Frederico Lamego, a logística que envolve a união das três organizações está sendo feita. “Com o suporte da Symnetics, consultoria especializada de São Paulo, estamos desenvolvendo um plano de negócios para organizar a atuação das três organizações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário