quarta-feira, 13 de julho de 2011

Primeiro emprego: Votorantim Cimentos e Senai-MT profissionalizam jovens de baixa-renda

A Votorantim Cimentos e o Senai de Mato Grosso realizaram nesta quarta (13/7), a aula inaugural do Programa Evoluir, que oferece a moradores de Cuiabá e de Várzea Grande oportunidades de formação profissional e acesso ao primeiro emprego.

O Evoluir Cuiabá oferece os cursos técnicos de mecânica industrial e de eletrotécnica. São 50 alunos de baixa-renda, entre 17 anos a 29 anos. Para participar o candidato precisa comprovar renda familiar de até um salário mínimo, ter ensino médio completo ou cursar o último ano. A seleção é feita pela Votorantim Cimentos.

As aulas vão até fevereiro de 2012. "A Votorantim Cimentos entende que é corresponsável pelo desenvolvimento sustentável das localidades em que atua e, por isso, sempre desenvolve programas socioambientais com foco na geração de oportunidades e inclusão da população local no mercado de trabalho", ressalta o gerente de projetos da unidade da empresa em Cuiabá, Alvaro Tadeu Battaglia.

Em parceira com o Senai-MT, o Programa Evoluir já beneficiou 25 jovens da região de Nobres. Em 2010, eles concluíram o curso técnico de Eletromecânica, e uma parte dos estudantes foi contratada pela empresa. "A profissionalização por meio dos cursos técnicos é uma excelente oportunidade de inserção no mercado. Recente pesquisa do Senai aponta que 88% dos nossos alunos da habilitação técnica conseguem emprego na área. Temos muitas histórias de pessoas que mudaram de vida após concluir o curso", destaca o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo.

Além desta iniciativa, a Votorantim Cimentos também atua com o Senai-MT no Programa Futuro em Nossas Mãos, que oferece cursos de qualificação de eletricista montador industrial, mecânico montador industrial, pedreiro e soldagem industrial para 155 estudantes da Escola Senai da Construção, no Distrito Industrial de Cuiabá.

Com capacidade para produzir cerca de 1,2 milhão de toneladas de cimento por ano, a nova unidade da Votorantim irá dobrar a capacidade de fornecimento de cimento para a região de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul e deve gerar cerca de 400 empregos diretos. Atualmente a empresa conta com uma unidade em Nobres, que produz cerca de 1,3 milhão de toneladas de cimento por ano.

A Votorantim Cimentos está entre as dez maiores empresas globais no segmento de materiais básicos de construção – cimento, concreto, agregados e produtos complementares –, com forte presença nacional e nas Américas. No Brasil, mantém a liderança de mercado, com 40% de participação. Ao todo, possui cerca de 50 unidades de produção de cimento, agregados e argamassas, considerando ainda 70 centros de distribuição e 90 centrais de concreto. Comercializa mais de 40 produtos, com destaque para as marcas Votoran, Itaú, Poty, Tocantins, Aratu, Votomassa, Matrix e Engemix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário