terça-feira, 5 de julho de 2011

Olimpíada do Conhecimento 2012: Paraná começa a escolher equipe que disputará a final da competição

Sessenta e seis alunos do Senai de 19 cidades do Paraná participam da primeira parte da etapa estadual da 7ª Olimpíada do Conhecimento, cuja final ocorrerá em novembro de 2012. O Senai CIC, de Curitiba, sedia nesta semana (4 a 8/7). A estimativa é que mais de cinco mil pessoas visitem o local durante a semana. Serão disputadas 14 ocupações industriais desta terça até quinta (5 a 7/7), das 8h30 às 18h: caldeiraria, desenho mecânico – CAD, eletricidade predial, ferramentaria, fresagem mecânica, fresagem a CNC, manufatura integrada, mecânica geral – ajustagem, mecânica de precisão, mecatrônica, panificação, robótica industrial, soldagem e tornearia mecânica.

Os competidores ficarão em espaços idênticos aos ambientes industriais, dedicados, exclusivamente, a responder o desafio proposto pela coordenação da Olimpíada, sob a supervisão de especialistas do Senai. Os alunos não podem ter contato com o público e nem receber orientação de pessoas de fora da competição. “Os alunos são desafiados a executar tarefas, em determinado prazo, que simulam o trabalho na indústria com o mais alto padrão de qualidade”, explica o diretor regional da organização, João Barreto Lopes. Os vencedores serão conhecidos na sexta (8/7), a partir das 14h30, na festa de encerramento e de entrega das medalhas.

A segunda etapa da Olimpíada no Paraná será em agosto (1º a 5/8), em Ponta Grossa. Somadas as duas fases, a competição reunirá 154 alunos. Os vencedores formarão a equipe que representará o estado na etapa nacional da competição, em 2012, em São Paulo. “O aproveitamento de nossos alunos na etapa nacional é de 30%. É um número muito expressivo, se considerarmos o nível e a quantidade dos competidores”, destaca Barreto, lembrando que esse resultado é a síntese de todo processo educacional do Senai.

A Olimpíada do Conhecimento é considerada a mais importante competição de Educação profissional das Américas. Ela é promovida pelo Senai a cada dois anos pares, abrangendo nas etapas escolar, estadual e nacional cerca de 10 mil alunos da organização de todo o país. Estudantes do Senac também participam da competição, representando os setores comercial e de serviços. Os primeiros colocados na final brasileira estarão credenciados a buscar os índices para o próximo WorldSkills, maior torneio de formação profissional do mundo, que será disputado em 2013, na Alemanha.
Mais informações e a programação da Olimpíada no Paraná no www.pr.senai.br/olimpiada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário