quinta-feira, 7 de julho de 2011

Olimpíada do Conhecimento 2012: Mais de 3 mil pessoas visitam fase Paraná da competição

Mais de 3 mil pessoas da comunidade e alunos de escolas públicas, do Sesi e do Senai de todo o Paraná já passaram pelas instalações da primeira fase da etapa estadual da 7ª Olimpíada do Conhecimento nos dois primeiros dias da competição. A expectativa é que até a tarde desta quinta (7/7) mais de 5 mil pessoas visitem a unidade Sesi-Senai Cidade Industrial de Curitiba. Maior competição de Educação profissional e tecnológica da América Latina, a Olimpíada do Conhecimento é promovida pelo Senai e parceiros a cada dois anos pares.

Nesta fase, participam 66 alunos de cursos do Senai de 19 cidades do estado. Segundo a gerente de Educação Profissional da organização, Rosane Lara, além de ser uma vitrine para futuros profissionais da indústria, a Olimpíada é uma forma de mostrar aos jovens como é na prática uma atividade industrial. “Muitos dos alunos que visitam a competição não conhecem de perto a realidade de uma indústria. Quando eles veem as máquinas e espaços, que simulam o ambiente industrial, ficam fascinados e curiosos em conhecer quais cursos o Senai oferece."

Carlos Eduardo: o uso de plantas ajuda a devolver a água à com qualidade até mesmo superior a que foi colhida – Foto Rogério Theodorovy
Jovens mostraram grande interesse sobre as ocupações industrias em disputa na Olimpíada do Senai – Foto Mauro Frasson

“Nunca tinha visto uma estrutura como esta. Na minha cidade não tem todos esses cursos”, supreendeu-se Ana Paula de Oliveira, jovem estudante da cidade de Rio Negro. "Ver um jovem numa competição dessas é um estímulo para continuar os estudos." O estudante Eduardo Augusto da Silva Carvalho participa do projeto Árvore da Vida, desenvolvido pela Fiat e o Senai de Boqueirão. “É muito boa essa oportunidade que o Senai nos dá de conhecer outras modalidades de ensino. Isso incentiva quem ainda está indeciso sobre que profissão seguir”. Eduardo Augusto faz o curso de aprendizagem em mecânica automotiva no Senai de Boqueirão e já cursou mecânica básica no Senai CIC. “Vou continuar me aperfeiçoando e sonho em um dia participar da Olimpíada do Conhecimento”.

Fernanda Gabrielli Bradelero Alves, de 16 anos, cursa o segundo ano do ensino médio no Sesi de São José dos Pinhais e faz o curso técnico em Edificações pelo Senai. “Acredito que a Olimpíada do Conhecimento pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho, pois muitos empresários passam por aqui e veem os alunos como futuros profissionais”, destacou.
Todos os grupos são guiados por 14 aprendizes da Robert Bosch, que aprendem mecânica geral do Senai, em Curitiba. A Olimpíada do Conhecimento está aberta à visitação até o final desta quinta (7/7), no Sesi-Senai CIC. A segunda fase da competição paranaense será realizada de 1º a 5 de agosto, em Ponta Grosso. Somadas as duas etapas, a competição reunirá 154 alunos. Os vencedores paranaenses da Olimpíada do Conhecimento estarão na etapa nacional da competição, que será realizada em São Paulo, em 2012.
Mais informações sobre a Olimpíada paranaense no www.pr.senai.br/olimpiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário