sexta-feira, 1 de julho de 2011

Construção naval: OSX de Eike Batista vai qualificar mais de 3 mil no norte fluminense

O Senai do Rio de Janeiro e a OSX, empresa do setor naval offshore do Grupo EBX, assinam nesta sexta (1/7), às 13h, convênio para capacitação de 3.100 pessoas, que poderão atuar na Unidade de Construção Naval (UCN) do grupo, a ser construída no Complexo Industrial do Superporto do Açu, no norte do estado. A cerimônia será realizada na sede do Sistema Firjan, na capital fluminense.

Segundo o site do empresário Eike Batista, o empreendimento começará a ser construído neste mês, e será o maior estaleiro das Américas. Serão gerados 14 mil postos de trabalho. A iniciativa beneficiará principalmente moradores de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, onde está sendo instalado o Superporto.



O convênio com o Senai é o primeiro passo da OSX para a estruturação de seu Instituto Tecnológico Naval (ITN), que tem como meta tornar-se referência para o ramo no Brasil, em parceria com instituições reconhecidas no país e no exterior. A expectativa é de que, até 2013, sejam formados 7,8 mil técnicos especializados em produção, inspeção e supervisão de equipamentos.

Na primeira fase do convênio, o Senai será responsável pela preparação dos cursos, organização do recrutamento e seleção e o desenvolvimento das aulas, previstas para começar em novembro próximo. Serão 185 turmas, divididas em 23 atividades profissionais, entre elas, soldadores, montadores de estrutura, montadores de tubulação, mecânicos, eletricistas e instrumentistas. O convênio poderá ser estendido de acordo com a demanda da OSX. Quando todo o complexo do Superporto do Açu estiver pronto, irá gerar 50 mil empregos.

2 comentários:

  1. como me cadastro para estas vagas de qualificçao

    ResponderExcluir
  2. Prezado, você pode entrar em contato com o Senai do Rio de Janeiro, que promove cursos no estado:

    http://bit.ly/pzUQHS

    0800 0231 231

    FALECONOSCO@FIRJAN.ORG.BR

    Abraços,
    Roberto Almeida

    ResponderExcluir