quinta-feira, 16 de junho de 2011

Escolas publicas e centros infantis de Araranguá terão consultoria para ações inovadoras


A prefeitura de Araranguá, no sul de Santa Catarina, e o Senai de Criciúma vão oferecer consultoria para o desenvolvimento da gestão da rede municipal de ensino, a exemplo dos projetos-piloto que já ocorreram nas cidades de Lages e Caçador. O projeto envolve 22 unidades de escolas básicas e centros de educação infantil, que atendem cerca de 3.400 alunos. A intenção é estimular a adoção de experiências inovadoras e bem-sucedidas na melhoria da aprendizagem dos alunos e no aprimoramento das competências de gestão das escolas públicas. O projeto também apoia o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação e melhoria contínua nas escolas.

Nas últimas semanas, diretores de escolas e coordenadores dos centros de educação infantil participaram de uma capacitação sobre importância da gestão escolar e modos de realizar avaliações da própria gestão. O próximo passo será a elaboração do plano de ação para a melhoria das unidades de ensino e do sistema de gestão. A participação do Senai inclui o acompanhamento da execução das propostas, para a consolidação e monitoramento do processo, com visitas às escolas.

O trabalho se espelha nos critérios de qualidade do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, que considera a gestão pedagógica, resultados educacionais, participação de pais, mestres e alunos, e a utilização adequada de serviços e recursos. "Esperamos que a capacitação estimule cada vez mais em nosso gestor educacional o compromisso com uma aprendizagem de qualidade", ressalta o secretário de Educação de Araranguá, Alexandre Rocha.

Na visão de Rocha, a parceria entre prefeitura e Senai vai tornar possível realizar uma análise sobre a realidade de ensino, apontar necessidades e planejar ações para melhorar a qualidade de ensino do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário