sexta-feira, 3 de junho de 2011

Rio-À-Porter: Senai divulga macrotendências para inverno 2012

Em seu segundo dia de evento (31/5), o Rio-À-Porter promoveu a palestra de Valéria Delgado e Carol Fernandes, respectivamente coordenadora de design e estilista do Senai Moda e Design. Elas apresentaram as macrotendências de comportamento e consumo para o Inverno 2012, para cerca de 500 pessoas.


As informações são resultado do trabalho de uma equipe de profissionais do programa de gestão do design do Senai Nacional, cuja coordenação técnica está a cargo do Senai do Rio de Janeiro. O conteúdo, que é ferramenta importante para a indústria têxtil e de confecção, estará no Caderno Perfil do próximo semestre, publicação editada pelo programa de gestão.

“Fizemos um Preview do inverno 2012 com a nossa equipe, que é formada por aproximadamente 40 pesquisadores de todo o país. São quatro macrotendências – neossurreal, vício do exagero, curadoria digital e santuário primitivo – que norteiam os estudos que servem de base para os empresários do setor”, explicou Valéria, no início da palestra.

Veja reportagem da Oi Moda com Valéria Delgado


A partir das macrotendências principais que são traçados os perfis dos consumidores e as características que norteiam cada um: contemporâneo, romântico, esportivo, sensual e irreverente. “Nos desfiles de moda conseguimos ver o que nos dizem as macrotendências e como estas vão se transformar em peças”, explicou Valéria.
Clique aqui para ver cada uma das macrotendências e os perfis.

O Rio-À-Porter é um o espaço de negócios realizado durante as edições do Fashion Rio (30/5 a 2/6). No espaço são promovidas novas oportunidades para expositores e compradores. Com a diversidade de ideias aplicadas a cada nova coleção, a criatividade transcendeu o espaço destinado à exposição e levou o público do Rio-À-Porter a uma experiência interativa de negócios. Além de experimentar uma peça, o cliente quer informação, e é neste perfil contemporâneo que o espaço agrega o conhecimento como mais um protagonista de sua proposta para o mercado.

Pensando em todas as vertentes para uma negociação bem-sucedida, o Salão reuniu especialistas de áreas relacionadas à moda e ao design em um ciclo de palestras, que abordaram desde gestão e varejo, comportamento, inovação, até o futuro do comércio eletrônico. O evento recebeu 169 expositores de todo o país, voltado para lojistas e compradores em busca das principais novidades para a primavera/verão 2012.

Fashion Rio
Uma das principais semanas de moda do país, o Fashion Rio prossegue até sábado (30/5 a 4/6), no Píer Mauá, no centro da capital fluminense. O evento apresenta as principais tendências para o verão 2012, contando com aproximadamente 30 grifes no line-up.

A 19ª edição do evento tem como tema o Universo Tropical, o que promete muitas cores e estampas. A marca de jeans de Alexandre Herchcovitch, a Herchcovitch, vai estreia no Fashion Rio, juntamente a 2nd Floor, segunda marca da Ellus. A primeira, participava do Senac Rio Fashion Business. E a segunda, da São Paulo Fashion Week.

O evento ainda promove três exposições de moda, arte e design relacionadas ao tema, com homenagens à Carmem Miranda, Chacrinha e musas que representam o lifestyle dos trópicos. Uma das mostras apresenta o perfil do design contemporâneo carioca via desenhos de Oscar Niemeyer.
Confira os próximos desfiles. Foto Divulgação

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