quinta-feira, 30 de junho de 2011

Qualifica Paraná: Governo estadual e Senai vão intensificar capacitação de profissionais

O Senai do Paraná está atendendo a quase mil alunos com cursos do Plano Territorial de Qualificação – Planteq  2011. Agora organização é parceira do governo estadual no programa Qualifica Paraná, que acaba de ser lançado. O acordo foi formalizado pelo governador Beto Richa; pelo presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures; pelo secretário Estadual do Emprego e Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli; e pelo diretor regional do Senai-PR, João Barreto Lopes.

Rocha Loures define a parceria como histórica. “É um momento relevante, pois há anos não firmávamos um documento como esse com o governo do estado, o que mostra a disposição para a cooperação e o trabalho conjunto." Essa parceria faz parte da série de ações que inicia o programa. Foram assinados quatro convênios com instituições que oferecerão cursos gratuitos para profissionalizar e capacitar mais de 2,5 mil trabalhadores em cem municípios. O investimento será de R$ 2 milhões, compartilhados entre os governos estadual e federal, por meio do Plantec.

“Vamos qualifica nossos trabalhadores para que aproveitem o bom momento da economia, com o estado recebendo investimentos produtivos”, afirmou Richa, destacando que “firmamos parceria com o Sistema S, que têm competência reconhecida e tradição e, sobretudo, transparência nas ações." Segundo Barreto Lopes, o Senai vai ministrar cursos para a indústria de transformação, construção civil e as situadas em arranjos produtivos locais de software. São 920 alunos, em 51 municípios. “As aulas tiveram início no último dia 20. O Senai participa do Planteq desde 2005, atendendo cerca de 7 mil pessoas.

O secretário Romanelli  espera que com as ações o Paraná dê um salto qualitativo no que se refere ao trabalho e emprego e no desenvolvimento da qualidade de vida da população de baixa renda. Ele apresentou alguns números do setor, que indicam o avanço da geração de empregos no estado. “O Paraná gerou em maio mais de 16 mil empregos com carteira assinada. Um dado importante que mostra o novo ambiente de desenvolvimento do estado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário