sexta-feira, 17 de junho de 2011

Petróleo e gás: CTGÁS-ER mantém acreditação do Inmetro

O Laboratório de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis do CTGÁS-ER recebeu excelente avaliação durante auditoria recém-promovida pelo Inmetro. O laboratório, que engloba as áreas de pressão, vazão e qualidade do gás, foi auditado pela Coordenação Geral de Acreditação instituto, conforme a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025:2005. As auditorias do Inmetro são realizadas a cada dois anos. Apesar de voluntária, ela reforça a confiabilidade dos resultados emitidos pela unidade para os itens ensaiados e os instrumentos calibrados.

Entre os fatores que contribuem para a confiabilidade dos ensaios e das calibrações executadas pelos laboratórios estão o atendimento aos requisitos da norma (quesitos gerenciais e técnicos), os métodos utilizados para a realização dos ensaios e calibrações, os equipamentos e as instalações laboratoriais. O resultado final da auditoria também atualizou os escopos na área de pressão e qualidade do gás.

Instalado em Natal, o CTGAS-ER é um consórcio administrado pelo Senai e a Petrobras. Conta com laboratórios de serviços e de ensino, oficinas-didáticas – inclusive a Unidade Convertedora, salas de aula, auditórios e biblioteca especializada em gás natural. A unidade apoia o desenvolvimento sustentado da indústria, incentivando a competitividade empresarial e disseminando o uso de gás natural e das energias renováveis nos diversos segmentos de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário