terça-feira, 14 de junho de 2011

Tecnologia em caminhões: Senai busca expertise na Mercedes-Benz alemã

Senai de Minas Gerais está na Alemanha para conhecer o processo produtivo e a tecnologia envolvida na fabricação do caminhão da Mercedes-Benz, modelo Actros (foto), na fábrica de Würth. “Já possuímos a expertise de treinamento em montagem de automóveis, agora vamos nos tornar referência na área de caminhões”, explica o gerente do Senai de Juiz de Fora, Ricardo Aloysio e Silva, que está naquele país desde 6 de junho. Os instrutores Felipe Delgado, da área de montagem final e montagem bruta de veículos, e Vicente Resende, responsável pela área de eletrônica embarcada e robótica, também visitarão a Mercedes europeia ainda neste mês.


A parceria entre o Senai e a montadora existe há 10 anos, desde a montagem da unidade da organização dentro do complexo industrial da fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora. A escola forma novos profissionais e apoia o treinamento dos funcionários da indústria. Desde 2002, a planta de Juiz de Fora fabricou os modelos Classe A, Classe C, CL e CLC.

A partir deste ano a fábrica passa a montar caminhões modelos Acelo, Axor e o extra-pesado Actros. “Estamos recebendo da Mercedes-Benz vários equipamentos para fabricação de caminhões, e o Senai está adaptando suas instalações físicas para a qualificação de pessoal nas várias áreas do processo de produção”, adianta Silva. Os instrutores visitarão instalações da Mercedes nas cidades de Würth, Sildelfingen e Stuttgart. Em Würth são fabricados os caminhões Actros, Axor, Atego e caminhões especiais da linha Unimog.

O Senai será responsável pelo treinamento dos novos funcionários que serão admitidos na expansão da fábrica. “Os caminhões Mercedes-Benz são produzidos com o que há de mais avançado em recursos tecnológicos. Temos a oportunidade de aplicar o sistema alemão na montagem dos caminhões, aliado ao know how do Senai na área de formação profissional”, destaca Silva.
Foto divulgação internet

Um comentário:

  1. Fico muito satisfeito do SENAI estar tão a frente das outras instituições de ensino, sou da cidade de Juiz de Fora e até agora nao vi nenhuma instituição se mobilizar para tão importante ampliação da Fabrica da Mercedes Benz. Agora para nossa feliz surpresa o SENAI foi até a Alemanha nem esperou a tecnologia chegar ao país.
    O SENAI está de parabéns

    ResponderExcluir