segunda-feira, 13 de junho de 2011

Motores elétricos: Curitiba terá laboratório de eficiência energética

O Senai da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) terá a partir do segundo semestre um laboratório de eficiência energética, que será montado em parceria pelo Senai do Paraná, a empresa AMK, da Alemanha, e a Universidade Tecnológica de Gabrovo, da Bulgária. Os focos do laboratório serão pesquisas e melhoria de processos de eficiência energética, principalmente em motores elétricos. Os equipamentos serão desenvolvidos pela filial da AMK da Bulgária, que possui cooperação em pesquisa com a universidade tecnológica.

Eberhard Muller, o vice-reitor da Universidade de Gabrovo,
Lyubomir Lazov, e João Lopes – Foto Sistema Fiep
Ao conhecer melhor o trabalho do Senai, o diretor-geral da AMK, Eberhard Muller, ficou surpreendido. "Eu não tinha noção do tamanho e da importância da organização com que estamos assinando este acordo de cooperação". Esta é uma das parcerias que o Senai-PR tem com a Alemanha. A organização tem desde 1996 cooperação técnica com o estado alemão de Baden-Württemberg nas áreas ambiental e moveleira. Um dos resultados é a construção da Casa Inteligente, que utiliza a técnica Wood Frame – amplamente empregada na Alemanha.

“A AMK trabalha com dispositivos de eficiência energética. Será muito interessante para o Paraná contar com a expertise da empresa alemã e com pesquisadores da Universidade de Gabrovo”, explica o diretor regional do Senai-PR João Barreto Lopes. Para o diretor, "a Alemanha traz muitas possibilidades de intercâmbio de tecnologia, além de melhoria profissional e nossos técnicos e docentes e aproximação com grandes indústrias que possam trazer resultados práticos para o nosso estado."

Outro acordo abrange a Universidade de Stuttgart, parceira responsável pela realização do mestrado profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial. O curso tem proposta inédita de formação técnica e científica com foco na indústria. O programa é avaliado como um dos melhores do mundo pela Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) – instituição alemã responsável por intercâmbios internacionais acadêmicos.

“A Alemanha é referência em desenvolvimento tecnológico e inovação em algumas áreas, principalmente meio ambiente e moveleira. As parcerias são um canal permanente de acesso a novas tecnologias”, observa o gerente de Tecnologia Industrial do Senai, Reinaldo Tockus.


Universidade da Indústria comemora seis anos
Universidade da Indústria (Unindus) do Sistema Fiep completa em junho (9/6) seu sexto ano de existência. A data foi comemorada pelos colaboradores do Sistema Fiep Rodrigo da Rocha Loures, que ergueu o brinde e cortou o bolo de aniversário. “A Unindus é todo o Sistema Fiep. É a âncora da sustentabilidade industrial. É a partir dela que a Fiep, o IEL, o Senai-PR, o Sesi-PR e o C2i criam seus valores por meio de uma educação transformadora”, destaca o presidente do Sistema, Rodrigo da Rocha Loures, que foi o idealizador da universidade, ainda na sua primeira gestão, em 2005.

“O cenário econômico global exige um preparo cada vez mais inovador e criativo. A Unindus tem o papel de concentrar as especificidades da cada um dos setores industriais em seus programas, que vão desde cursos de curta duração até MBAs com módulo internacional”, destaca o diretor do C2i e da Unindus, Filipe Cassapo.

Com seis anos de existência, a Unindus é reconhecida pelo mercado empresarial e por importantes medidores da Educação continuada no Brasil. Em 2010, o MBA Indústria, um dos programas de pós-graduação da universidade que está em sua quarta edição, compôs a lista dos melhores formadores de Mestre em Administração de Negócios (MBA, na sigla em inglês) do Brasil, segundo a Revista Você S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário