segunda-feira, 13 de junho de 2011

Inovação na sala de aula: TV digital será usada em ambientes educacionais

Levar a TV digital para dentro dos ambientes educacionais e tornar as aulas mais dinâmicas. Essa é a proposta do TV Digital Iterativa, como explica sua interlocutora, Gloria Fernandes. A ideia de técnicos do Senai do Amazonas se tornará realidade graças ao Edital de Inovação com Tecnologias Educacionais Baseadas em Tecnologias de Informação e Comunicação, do Programa de Inovação com Tecnologias Educacionais (Pite). Criado em 2010, o Pite financia propostas de alunos e docentes e do Senai que empregam tecnologias da informação e comunicação (TICs) aplicadas no contexto educacional.

Dos dez projetos contemplados no segundo edital, cuja coordenação está a cargo da área de educação e tecnologia do Senai Nacional, o do Senai-AM é o único representante da Região Norte. A equipe de técnicos da área de tecnologia da inovação do Senai do Distrito Industrial de Manaus, formada por Marlos André, Samir Batalha, Daniel Sandoval e Priscila Souza, está à frente do projeto, que contribuirá na busca e implementação de tecnologias educacionais inovadoras e sintonizadas com as demandas da indústria e dos novos perfis dos estudantes.

“O sistema educacional do Amazonas ainda usa métodos muito tradicionais e Senai-AM sai na frente para promover a interação do aluno com o mundo digital e inovador, propondo montar uma infraestrutura tecnológica de capacitação profissional”, assegura Glória.

O Pite deve repassar ao projeto R$ 150 mil, que serão empregados em treinamentos dos instrutores, adequação da escola e aquisição de equipamentos. A TV digital usará o recurso multimídia como apoio ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas da instituição local. O Pite também elegeu projetos do Senai de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário