quarta-feira, 1 de junho de 2011

Inovação em TIC: Projeto de terminal interativo é destaque em edital de tecnologias educacionais

O projeto de terminal educativo interativo (foto) elaborado pelo Senai de Mato Grosso do Sul é um dos selecionado pelo 2º Edital de Programa de Inovação com Tecnologias Educacionais baseadas em Tecnologia da Informação e Comunicação – Pite, uma promoção do Senai Nacional. Trata-se de uma ferramenta de apoio à prática pedagógica, que contribuirá para a disseminação de informações entre discentes.


Projetado pelo Centro de Tecnologia (Cetec) de Corumbá com apoio da Cooperação de Projetos Especiais (Cope), ambos do Senai-MS, o terminal educativo interativo será desenvolvido em conjunto com o Cetec do Senai de Três Lagoas. “Temos de salientar que o edital teve concorrência nacional e mais uma vez fomos contemplados, demonstrando a capacidade do Senai-MS de produzir projetos de qualidade”, destaca a coordenadora da Cope, Ilana Coutinho de Alencar. O desenvolvimento do projeto está em andamento e tem prazo de um ano para ser concluído.

Ilana explica que o produto final possui premissas como a dinâmica e multiuso da ferramenta, além do baixo custo de desenvolvimento, que são fundamentais para a disseminação do conceito de tecnologia da informação e comunicação (TIC). “No mercado, um terminal interativo geralmente usado para fins comerciais e informativos tem um custo médio estimado de R$ 11 mil e necessita de um software de gerenciamento que o atualiza periodicamente com custos. Assim, utilizando o modelo desenvolvido pelo Senai será possível atingir os mesmos objetivos, ou até mais específicos, por um custo até três vezes menor."

O supervisor de Educação e Tecnologia do CetecSenai Corumbá, Marcelo Alexandre Zinsly, acrescenta que os terminais interativos educativos poderão disponibilizar objetos de aprendizagem e materiais didáticos das áreas contempladas. “Além disso, eles poderão ter outras informações, como regras de segurança do laboratório ou oficina, eventos e notícias relacionadas, histórico escolar, notas, frequências, planos de aula e calendário escolar”.

Por meio de conteúdos informativos e didáticos elaborados pelas equipes das unidades de Corumbá e Três Lagoas e dos softwares específicos de áreas tecnológicas, o aluno poderá simular práticas ou aprofundar o conhecimento usando a interatividade. “O terminal será alocado nos laboratórios e oficinas das duas unidades do Senai, mas, graças à mobilidade e aos recursos acoplados, poderão ser utilizados para apresentações em feiras e congressos ou informações in loco dos cursos no Senai para os colaboradores das indústrias”, ressalta Zinsly.

Zinsly assegura que os terminais educativos interativos são ferramentas capazes de transmitir conteúdos informativos e didáticos de maneira interativa e inovadora. “As estações serão dotadas de tela touchscreen, softwares e interfaces interativas, que auxiliarão docentes e alunos no processo de aprendizagem”. Com o uso de uma câmera e acesso à internet, explica o supervisor, será possível tornar o terminal um ponto de videoconferência, podendo transmitir à turma algum trabalho de campo, palestra e similares, ou ainda ser usado para apresentação de vídeoaulas que mostrem as práticas profissionais nos laboratórios ou ambientes industriais da região.

O Pite apoia dois pilares: estimular a cultura da inovação no processo educacional e aprimorar o suporte para mediação da aprendizagem. “As tecnologias devem se submeter aos objetivos educacionais, levando em conta o contexto de aplicação e pedagógico. Quando isso acontece temos, de fato, uma tecnologia educacional em ação”, afirma Fabiano Bachmann, gerente de Tecnologia Educacional do Senai Nacional.

A intenção é que por meio do Edital o Senai possa incrementar ações que, por vezes, vem sendo desenvolvidas mas que precisam de apoio técnico e financeiro "para gerar resultados que de fato nos permitam avaliar a pertinência dos investimentos tendo em vista os ganhos para o processo educacional", destaca Bruno Duarte, gestor nacional do projeto.
Também foram escolhidos pelo Pite iniciativas inovadoras do Senai do Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Foto Senai-MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário