segunda-feira, 27 de junho de 2011

Informática nos negócios: ONU, HP e Senai vão ampliar inclusão digital de empreendedores

A empresa norte-americana HP e o Senai lançam nesta segunda (27/6), em Araguaína, a cerca de 350 quilômetros de Palmas, o Programa de Inclusão Digital para Empreendedores. Deverão ser treinados empresários potenciais e donos de pequenas e microempresas para o uso da informática na ampliação dos seus negócios.

O programa tornou-se possível porque a Unido/ONU, escolheu o Senai como operador no Brasil do programa HP Life. Essa iniciativa de responsabilidade social da empresa vem sendo executada na África e no Oriente Médio em parceria com a Unido. O Senai vai instalar quatro laboratórios de informática no Tocantins, Maranhão, Piauí e Rondônia, cada um com 25 computadores e dois laptops.

Os laboratórios irão oferecer cursos de qualificação para quem quer abrir um pequeno negócio ou para microempresário que querem modernizar a gestão da sua empresa. O pacote tecnológico inclui ainda US$ 65 mil para instalação dos laboratórios e capacitação dos monitores. O Senai vai oferecer inicialmente quatro cursos para turmas de 25 alunos, com possibilidade de ampliação conforme o comportamento da demanda.

O gerente-executivo da Unidade de Relações Internacionais do Senai Nacional, Frederico Lamego, explica que a organização vai executar o programa no país por operar o maior sistema de Educação profissional e tecnológica da América Latina e um dos maiores do mundo. Lamedo anunciou que o Senai vai negociar com a Unido a extensão do HP Life a outras regiões do país em 2012. 

“Fomentar o desenvolvimento social dos países em que a HP está presente, principalmente nas regiões onde o acesso à tecnologia não é tão fácil, é algo que está em seu DNA e o programa HP Life tem justamente esse objetivo. Para se ter uma ideia, somente em 2010 atingimos 500 mil pessoas em mais de 300 centros de treinamentos localizados em 47 países. Nossa meta até 2012 é atingir a marca de 1 milhão de estudantes”, afirma a responsável pela área Social da HP, Tarsila Arnone.

Calendário do programa em Araguaína
  • 27/6, das 13h às 18h – Introdução ao HP Life Curriculum;
  • 28/6, das 9h às 18h – Life Curriculum - Conteúdo de Negócios;
  • 29/6, das 9h às 18h – Life Curriculum – Conteúdo de Tecnologia;
  • 30/6, das 9h às 18h – Apresentações dos grupos;
  • 1/7, das 9h às 17h – Encerramento, certificação dos Centros HP Life e workshop programático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário