quinta-feira, 9 de junho de 2011

Carinho de Verdade: Cantores unidos contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Um time de cantores se une para soltar a voz em um gesto de proteção às crianças vítimas de violência sexual. A música, gravada nesta terça (7/6), será tema da campanha Carinho de Verdade, que luta contra a exploração sexual infantojuvenil. A iniciativa do Conselho Nacional do Sesi tem a participação de 22 artistas que compõem o videoclipe oficial em favor do movimento.

Ivete Sangalo, Luan Santana, Fafá de Belém, Xuxa, Fagner, Sandra de Sá, Zélia Duncan, Maria Gadu, Vitor e Léo, Lenine, Jerry Adriani, Toni Garrido, Luiza Possi, Léo Jaime, Daniel, Preta Gil, Aline Barros, Saulo (Banda Eva), Buchecha, Beth Carvalho e Padre Fábio de Melo gravam a canção em defesa de meninos e meninas do Brasil.

Criada em 2010 por meio do projeto ViraVida, para mobilizar a sociedade e ajudar a mudar a vida de milhões de jovens, a campanha Carinho de Verdade conta com o apoio de cantores, artistas, atletas, instituições e órgãos parceiros. Por meio da ação 50 mil tweets contra a exploração sexual, desenvolvida nas redes sociais entre abril e maio deste ano, foram mobilizadas 30 milhões de pessoas que passaram a conhecer melhor essa realidade.

O objetivo das organizações envolvidas no movimento é estimular o combate ao abuso e à exploração sexual por meio de denúncias e esclarecer como esse tipo de violência atinge crianças e adolescentes.

ViraVida no Rio Grande do Norte
O Projeto ViraVida, desenvolvido pelo Conselho Nacional do Sesi para promover a elevação da auto-estima e da escolaridade de jovens vítimas de exploração sexual, foi debatido nesta quarta (8/6), no Rio Grande do Norte, no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho da Criança e de Proteção ao Trabalhador Adolescente – Foca, em Natal.

O debate ocorreu no Seminário Alusivo ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, que será comemorado em 12 de junho. As questões apresentadas passam pelos problemas sociais e trabalhistas enfrentados por crianças e adolescentes. “Debatemos o processo exitoso do ViraVida no Rio Grande do Norte, que desde 2008 vem obtendo 90% de empregabilidade para cozinheiro básico, auxiliar administrativo, cabeleireiro e desenho de moda", assegurou Gilson Costa, coordenador do projeto e membro do Foca.

A expectativa para a segunda etapa é de 100% de inserção no mercado também para profissionais de hotelaria, operadores de supermercado e assistentes de obras. Segundo Costa, alguns jovens atendidos trilham o caminho do empreendedorismo e se tornaram microempresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário