quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sistema Fiems investe em novo programa para as demandas da indústria e da economia de Mato Grosso do Sul

Capacitação profissional de 8,4 mil pessoas em 29 municípios de Mato Grosso do Sul. Essa foi a proposta apresentada pelo presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, ao governador André Puccinelli, nesta semana (10/5). O Plano de Investimentos do Sistema Indústria – Pró-MS 2011/2013 prevê a parceria do governo estadual. “Trouxemos ao governador, além de um balanço do que executamos nos últimos quatro anos, o Pró-MS, para atender principalmente à demanda da indústria em todo o estado”, explicou Longen.

O Sistema Fiems tem investido no desenvolvimento do estado e nos primeiros quatro anos da atual gestão contou com a parceria do governo estadual. Reeleito, Longen quer ampliar essa parceria nos próximos anos porque a indústria se molda ao desenvolvimento e às regiões. "Assim sendo, queremos o governo como parceiro”. O Pró-MS também inclui ações em logística, pesquisa, educação e inovação tecnológica.

André Puccinelli, Sérgio Longen e Jaime Verruck - Foto Sistema Fiems
André Puccinelli, Sérgio Longen e Jaime Verruck - Foto Sistema Fiems

O governador Puccinelli assegurou que as propostas apresentadas são relevantes para o desenvolvimento do estado, principalmente as que dizem respeito à qualificação profissional. “Pretendo estudar um formato para viabilizar uma parceria com o Senai e depois voltar a encontrar o presidente Longen para acertar todos os pontos."

O programa vai capacitar pessoal nas áreas de construção civil, vestuário e têxtil, panificação e confeitaria, metalmecânica, alimentos, mineração, calçados e couro, madeira e mobiliário, meio ambiente e logística e gestão. De acordo com o diretor-corporativo da Fiems e diretor do Senai-MS, Jaime Verruck, apenas para a construção está prevista a formação de 4 mil profissionais.
A proposta ainda engloba telecursos profissionalizantes de mecânica por meio da Educação a distância, para capacitar mil pessoas em 26 municípios.

Outra ação do Pró-MS será a profissionalização de jovens em cursos técnicos de nível médio em 11. Serão 16 cursos nas áreas do açúcar e álcool, alimentos, automação, celulose, edificações, eletrônica, eletrotécnica, logística, manutenção automotiva, mecânica, mineração, papel, processamento de grãos, química, segurança do trabalho e vestuário.

O Pró-MS ainda inclui parcerias com o governo estadual em missões empresariais para a Rússia, Croácia, Romênia, República Tcheca, Itália, Venezuela e Peru, na participação de indústrias em feiras nacionais e do Mercosul, na qualificação de fornecedores e em estudos e pesquisas. Além disso, o Sistema Fiems também investirá na ampliação e modernização das unidades do Senai e do Sesi, na aquisição de novas unidades móveis, na construção do Observatório Sócio-Ambiental de Bonito e de centros integrados do Senai Sesi em Paranaíba e Naviraí. A proposta abrange novas edições dos projetos Fábrica Verde, Em Nome das Cidades e Cine Sesi Cultural e o lançamento do projeto Na Ponta da Língua.
Saiba mais no Portal do Sistema Fiems.

Nenhum comentário:

Postar um comentário