terça-feira, 10 de maio de 2011

Inovação na escola: Alunos do Senai-PB criam projetos empreendedores durante o curso

Criatividade e empreendedorismo são características que devem fazer parte do perfil de quem quer entrar e se manter no mercado de trabalho. É assim que o docente Rony Marcolino explica a importância da prática do tema Projetos do curso técnico em Eletroeletrônica do Senai de Campina Grande. Como cumprimento da matéria, os alunos da turma 2009.2 apresentaram trabalhos de final de curso. A proposta foi desenvolver uma nova ideia que possa ser aplicada no mercado de trabalho.

O Kit Didático de Eletrônica Analógica e o Acionamento de Automóvel a Distância são exemplos da criatividade dos jovens. Alex Rodrigues explica a utilidade do kit. "Devido à falta de praticidade e de estética desses dispositivos, idealizei um kit com essas características, para facilitar o trabalho com os protoboards’’. Traduzido, o 'quadro de protótipos' tem como objetivo a elaboração de circuitos. Especialmente aprimorado para a escola, o kit de Alex é um protobooard composto por todos os componentes da eletrônica analógica de uma forma mais prática, o que deve facilitar a sua compreensão.

 
O Acionamento criado por Hélio Sales, Emanuel Martins, Henrique Garcia e Manuel Leite é um dispositivo que aciona a partida do carro com um comando por controle a distância. Os idealizadores afirmam que o equipamento economiza combustível torna o veículo menos poluente.

Os projetos demoraram em média 25 dias para ficar prontos, e estimularam a capacidade criativa dos alunos, além de revisar os conteúdos vistos no início do curso. "Com esses projetos, a gente pôde verificar, rever e aprimorar outros componentes, retornar aos assuntos que vimos anteriormente e tirar as dúvidas na prática", explicou Alex.

Rony Marcolino confirma o bom desempenho dos alunos nas inovações incrementais. "São ideias originais na parte de refrigeração para automóveis, mas ainda estão em fase de análise e estudo", diz.
Para saber mais ligue 83 3182-3700.

Nenhum comentário:

Postar um comentário