segunda-feira, 9 de maio de 2011

Expansão no Acre: Senai e Sesi preparam plano estratégico para nova unidade do Vale do Juruá

Gestores da futura Unidade Integrada Sesi-Senai de Cruzeiro do Sul, a 640 quilômetros de Rio Branco, no Acre, estão em pleno planejamento das ações do centro. A unidade, cujas obras estão em fase final, tem seu plano de ação focado em diversas áreas de negócios. O plano começou a ser delineado em recente encontro com representantes de organizações parceiras, como Sebrae, Centro de Formação Profissional Irmão Scheng, Instituto Federal do Acre (Ifac) e Universidade Paulista (Unip), e industriais da região.


O objetivo principal do planejamento estratégico, segundo Solange Chalub Teixeira, diretora regional do Senai-AC, é estreitar a relação e saber quais são os desejos, as necessidades e as perspectivas dos empresários do Vale do Juruá. “A partir daí, poderemos elaborar nosso plano estratégico para a unidade integrada. Queremos oferecer resultados e iniciativas, o que tivermos de melhor, para atender as carências locais”.

Entre as principais demandas apresentadas está a qualificação profissional. “É um dos nossos maiores problemas aqui na região”, explicou o empresário Rafael Dene, do setor moveleiro. Destaque também para a carência de educação básica e continuada, principalmente com relação a cursos de matemática financeira e orçamentos, é enorme. “Precisamos preparar crianças e adolescentes que não recebem esse tipo de educação para o futuro profissional”, afirmou André Said Maia, do setor de cerâmica.

Para o empresário Hélio Pedrosa, o setor moveleiro sente falta de capacitação e palestras com relação aos deveres e direitos dos trabalhadores e relacionamento interpessoal. “Ficamos muito contentes com toda essa orientação que já estamos recebendo do Senai. Podermos contribuir para que essa relação melhore ainda mais é muito positivo”, afirmou. “Acho importantíssima essa parceria, que vai nos ajudar a formar e qualificar mão-de-obra”, elogiou o marceneiro Edmilson Damasceno.

No recente encontro, o Senai e o Sebrae firmaram convênio para realizar cursos e consultorias dentro do Projeto de Desenvolvimento Empresarial da região do Juruá. As áreas são: panificação, confeitaria fina, alimentos e cerâmica, no período de maio a agosto. “Nós amamos esta região e queremos muito que as ações integradas Sesi-Senai deem certo. Por isso, trouxemos praticamente todas as gerências para cá, para sentirem a importância de termos esta escola aqui e viabilizar processos de maneira eficiente e eficaz. Não fazemos planos apenas para ficar na teoria, mas para nos guiar e buscar resultados”, afirmou Solange.

Nenhum comentário:

Postar um comentário