segunda-feira, 9 de maio de 2011

Empreendedores modernos: Sistema Fiep anuncia medidas para valorizar catadores de material reciclável

O Senai e o Sesi do Paraná vão atuar na valorização, formação profissional dos catadores de material reciclável. A intenção é desenvolver tecnologias apropriadas ao trabalho dos catadores e técnicas de gestão para suas cooperativas. A notícia foi dada pelo presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, em recente reunião do Fórum Lixo e Cidadania, em Curitiba.

O encontro comemorou os 10 anos do Fórum Lixo e Cidadania, com a presença de centenas de catadores e suas lideranças. Loures também anunciou a criação de uma escola do Senai que apoiará o desenvolvimento profissional dos catadores.

Logo após o evento, representantes dos catadores, do Ministério Público do Trabalho, do Sistema Fiep, de empresas e sindicatos formaram um grupo de trabalho para encaminhar estudos técnicos, identificar demandas por capacitação e profissionalização e executar medidas que auxiliem na melhoria da produtividade dos catadores.

Loures propôs outras medidas, como a campanha para valorização da imagem dos catadores. “Valorizar os catador perante a opinião pública certamente abrirá caminho para outras questões essenciais, como a mudança na legislação, para que a gestão do lixo seja feita de forma mais transparente e sustentável e que passe a incluir os catadores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário