quarta-feira, 11 de maio de 2011

Educação itinerante: Ônibus biarticulado vai expandir a qualificação profissional em Curitiba

Senai do Paraná fechou convênio com a Prefeitura de Curitiba para usar um ônibus biarticulado em cursos de qualificação profissional itinerante. O anúncio ocorreu durante a abertura da Exposição de Ações Móveis do Sesi e Senai Paraná, na segunda (9/5), na sede do Sistema Fiep, no Jardim Botânico.

As ações moveis do Senai, programa nacional da organização, permitem levar qualificação e aperfeiçoamento profissional a locais onde a organização não possui unidade física. O Sesi leva às indústrias programas nas áreas de saúde e segurança no trabalho, atendimento odontológico e educação alimentar.

“As ações móveis permitem a interiorização da qualificação e sua adequação às necessidades do mercado de trabalho com agilidade e flexibilidade”, destacou o diretor regional do Senai-PR, João Barreto Lopes.

No Paraná, esse programa é composto por kits didáticos e unidades móveis. Os kits contêm ferramentas, equipamentos e bancadas. Essas verdadeiras oficinas  permitem a realização de aulas práticas nas áreas automotiva, construção civil e costura industrial, diretamente nas indústrias, em espaços cedidos pelas prefeituras ou outras entidades. São 50 kits, que qualificam cerca de 10 mil pessoas por ano.

Kit didático de costura industrial faz parte das ações móveis do Senai - Foto Agência Fiep
Kit didático de costura industrial faz parte das ações móveis do Senai - Foto Agência Fiep 

As unidades móveis são veículos adaptados em salas de aula para ensino profissional. São cinco semirreboques nas áreas de panificação, refrigeração, celulose e papel e espaço confinado e trabalho em altura. Há também quatro vans na área florestal, de eficiência energética, de madeira e mobiliário e de têxtil e vestuário.

O presidente do Simov, Luiz Fernando Tedeschi, acredita que as unidades móveis são um apoio ao processo de qualificação profissional para a indústria. “Isso é importante principalmente para as pequenas empresas, que contam com treinamento em local adequado e próximo às suas instalações."

A Eliane Garcia, coordenadora da Escola Municipal do Trabalho de Guaíra, Eliane Garcia, explica que a cidade conta com kits didáticos do Senai. "Temos em andamento três turmas de confecção em moda bebê e uma de encanador. É muito mais viável, pois não requer muita estrutura, apenas uma sala para colocarmos as bancadas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário