segunda-feira, 16 de maio de 2011

Construção civil no DF: Canteiros de obras viram salas de aula

A primeira turma do curso mestre de obras do Senai do Distrito Federal já está praticando a profissão no canteiro de obras da LDN Construções no Setor Bancário Norte. O curso terá a duração de 200 horas/aula e vai preencher demanda do setor da construção civil. São cerca de 70 vagas gratuitas para empresas associadas ao Sinduscon-DF.

As aulas, que são ministradas por instrutores do Senai nos locais de obras reservados por algumas empresas, envolvem liderança, trabalho em equipe, comunicação e competências básicas e específicas, de gestão e  tecnológicas. Também são estudadas normas técnicas e conhecimentos sobre instalação elétrica, hidráulicas, construção em alvenaria, aplicação de revestimento cerâmico,armações de ferragens,  pinturas e outros.

Há 30 anos trabalhando como pedreiro, Alexandre Batista, de 43 anos, está aproveitando a oportunidade. “Estamos na terceira semana e todos os meus colegas estão satisfeitos. Já tenho experiência, mas nunca tinha feito um curso assim, ainda mais gratuito." Batista acredita que, depois do curso, terá emprego garantido e com carteira assinada. "Nunca tive essa segurança e sei também que posso ganhar melhor porque as empresas vão me olhar de uma maneira mais séria. Ter um emprego fixo e com segurança é o que todo pedreiro procura."

Instrutor do Senai de Taguatinga, Hélio Queiroz chama a atenção para o valor agregado da carreira dos pedreiros após a capacitação. “Essas aulas agregam valor à profissão deles na medida em que adquirem novos conhecimentos específicos e técnicos. As atividades que eles desempenham aqui oferecem uma reciclagem necessária para serem profissionais cada vez mais qualificados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário