quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cidades inovadoras: Sistema Fiep apresenta relatório de sustentabilidade em conferência internacional

A sustentabilidade é uma das marcas da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (Cici), promovida pelo Sistema Fiep, que teve início na terça (17/5), no Cietep, em Curitiba. Na abertura, a plateia de cerca de 3 mil pessoas assistiu ao lançamento do Relatório de Sustentabilidade do Sistema Fiep. O presidente do Sistema, Rodrigo da Rocha Loures, reafirmou o compromisso da organização com o desenvolvimento de um estilo de vida e de negócios sustentáveis. Outra iniciativa do Sistema é que durante a conferência, que se encerrará na sexta (20/5), o Senai do Paraná está fazendo o inventário para promover o sequestro de carbono das emissões geradas pelo evento.

O Relatório foi elaborado de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), e terá peridiocidade anual. “Nesta conferência vamos distribuir a publicação porque ela não é apenas um discurso dizendo para o outro o que ele tem que fazer”, afirmou Loures. “A sustentabilidade nada mais é do que a soma de comportamentos conscientes e competências que se desenvolvem. A Fiep faz parte desse processo da comunidade e está apresentando também o seu relatório."

O documento divulga o desempenho econômico, social e ambiental do Sistema e reflete a sua relação com seus interlocutores. Tanto a versão completa do Relatório como a resumida – o Sumário Executivo –  podem ser encontradas no www.fiepr.org.br/relatoriodesustentabilidade. Essa estratégia de comunicação pretende facilitar o acesso às informações dos diferentes públicos alcançados pelo Sistema: colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço, sindicatos, empresas que usam os serviços, órgãos públicos, ONGs, imprensa e sociedade em geral.

Sequestro de Carbono
Durante a Cici 2011, o Senai do Paraná promove o sequestro de carbono das emissões geradas pelo evento. O processo consiste em inventariar, mitigar e neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) resultantes das atividades ocorridas durante o evento como o transporte rodoviário da empresa e de seus colaboradores, o transporte aéreo, o consumo energético e de GLP, e a quantidade de gases causados pela decomposição de resíduos orgânicos no local. A neutralização do CO2 será feita por meio do plantio de árvores, que durante seu crescimento  promovem o sequestro do carbono.

No evento, chamou a atenção dos participantes os ecopos  – copos ecológicos, descartáveis, em formato de envelopes, feitos com madeiras provenientes de reflorestamento. A ideia foi substituir os tradicionais copos de plástico, que demoram cerca de 50 anos para se deteriorar, por copos de papel que, segundo a empresa fabricante, em apenas 18 meses conseguem ser totalmente absorvidos pela natureza.

Clique aqui para conhecer a programação da conferência

Cidades inovadoras
A Cici é um projeto que faz parte da iniciativa Cidades Inovadoras: um movimento articulado em rede, que promove e apoia ações com foco na sustentabilidade, equilíbrio social e maior harmonia entre o homem e o meio ambiente.

Desde 2004, o Sistema Fiep debate formas de estimular o desenvolvimento econômico e social do Paraná para dar sustentação ao avanço do setor industrial, gerando diversos projetos e ações que, em 2010, formaram o Programa Cidades Inovadoras, iniciativa do Sistema e que conta com know how do Centro Internacional para Formação de Atores Locais (Cifal) e do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD).

O objetivo é estimular a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios à inovação, à criatividade e à criação de empresas e negócios sustentáveis por meio de um conjunto de ações e soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário