quinta-feira, 7 de abril de 2011

Moda Contemporânea: Alunos e empresas encaram desafio de lançar conceitos inovadores

Empresas e dez alunos do Senai trabalham em conjunto para mostrar projetos inovadores na sexta edição do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC). A iniciativa promove a inovação e a cultura da moda no estado, reunindo empresas e instituições de ensino. Este ano alunos do Senai de Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul e Joinville desenvolvem há quase um ano, com o apoio de docentes, trabalhos em conjunto com profissionais das empresas Lancaster, Tecnoblu, Dudalina, Soutex e Copa & Cia.


Os participantes devem montar duplas e uma exposição – chamada de instalação – que transmita novos conceitos, apresente produtos e use modos de divulgação ainda não empregados pelas empresas parceiras. O desafio é criar conceitos inovadores de moda e apresentados em forma semelhante a exposições de arte. As apresentações dos projetos finais estão previstas para o final de maio, em Balneário Camboriú.

Alunos, docentes e profissionais formam times criativos e lançam novos conceitos de moda – Foto Divulgação
Alunos, docentes e profissionais formam times criativos e lançam novos conceitos de moda – Foto Divulgação
"Acredito que essa seja uma maneira muito importante para que nós, profissionais da moda, estimulemos a criatividade. Uma inspiração a mais, transferindo de certa forma conhecimentos de áreas que não pensamos que poderiam ser interessantes", explica Thaís de Souza Baader, que, juntamente com Thais Alessandra Hadamann, estão criando novos conceitos para a fabricante Lancaster.

Thaís, que está terminando o curso técnico de produção de moda em Blumenau, divide seu tempo entre sua formação, elaborando o trabalho de conclusão de curso, e seu futuro profissional, com os workshops do SCMC. Ela explica que, com as mudanças no formato do SCMC deste ano, os alunos podem ampliar conhecimentos, já que a substituição do formato de desfile pelo de exposição instiga o conhecimento em áreas como design e arquitetura. Além disso, estimula as empresas a participarem mais ativamente do desenvolvimento dos conceitos propostos pelos alunos. Com isso, os alunos participantes são questionados e recebem propostas durante todo o processo.

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